Saída da UE

União Europeia concorda em adiar o Brexit até 22 de maio

Bloco deve condicionar adiamento à aprovação do acordo firmado entre Theresa May e líderes europeus. No entanto, presidente da Câmara dos Comuns não quer que a premiê apresente a mesma proposta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Theresa May, chega para encontro em Bruxelas, na Bélgica, com representantes dos países membros da União Europeia
Theresa May, chega para encontro em Bruxelas, na Bélgica, com representantes dos países membros da União Europeia (AFP)

LONDRES - A União Europeia vai concordar em adiar a saída definitiva do Reino Unido do bloco para até 22 de maio, informou a imprensa britânica ontem, 21. O prazo adianta em pouco mais de um mês a data proposta para o Brexit pela primeira-ministra Theresa May.

Para garantir o adiamento, o Parlamento britânico deverá acertar a data e aprovar um acordo com a União Europeia. Caso ninguém chegue a um consenso, o Reino Unido deve deixar o bloco, sem prorrogação, na data antes prevista: 29 de março.

O Parlamento britânico havia aprovado o pedido de May para adiar o Brexit até 30 de junho – prazo que desobrigaria o Reino Unido de participar das eleições para o Parlamento europeu.

No entanto, o impasse deve continuar porque as lideranças da União Europeia não estão dispostas a alterar o termo do acordo recusado já duas vezes pelo Parlamento britânico. E, do outro lado, o presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, negou à primeira-ministra a possibilidade de submeter o mesmo acordo à votação dos parlamentares.

Ao canal de televisão norte-americano CNN, a primeira-ministra da Lituânia, Dalia Grybauskaitè, disse que o adiamento do Brexit somente ocorrerá caso o Parlamento britânico aprove aquele mesmo acordo acertado entre May e a União Europeia, no ano passado.

O Conselho Europeu está reunido em Bruxelas, sede da União Europeia, para decidir a aprovação do adiamento do Brexit. Na quarta-feira, o presidente do Conselho, Donald Tusk, advertiu que o adiamento era possível desde que um acordo fosse aprovado no Parlamento britânico.

Pressionada

Theresa May admitiu que o Reino Unido não deixará a União Europeia dentro do prazo antes estabelecido, no próximo dia 29, e que este atraso no prazo é um "grande pesar pessoal".

Em pronunciamento na TV, ela pressionou o Parlamento a votar por um acordo com urgência para que o país não deixe o bloco em um Brexit não negociado, que seria prejudicial a diversos setores.

"Eu cheguei ao cargo com a promessa de entregar o resultado do referendo", disse a premiê, que atribuiu ao Parlamento a culpa por, dois anos depois, não ter conseguido cumprir sua missão. "Como resultado, não seremos capazes de sair no tempo determinado".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.