Karatê

Lutadora maranhense quer se manter no top 3 do país no karatê

Radhyja do Carmo Silva, líder do ranking estadual na sua categoria (sub-12) e a terceira melhor do país, tem calendário de 2019 extenso e pretende melhorar sua posição na Confederação Brasileira de Karatê

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Radhyja exibe medalhas conquistadas na carreira
Radhyja exibe medalhas conquistadas na carreira (RADHYJA KARATE )

SÃO LUÍS - Umas das grandes promessas do karatê maranhense, Radhyja do Carmo Silva Costa vai iniciar seu calendário de disputa de 2019 neste mês. Depois de liderar o ranking estadual na sua categoria, sub-12, e ficar entre as três melhores lutadoras do país, a karateca espera ter um ano ainda melhor nesta temporada e, para isso, a preparação segue intensa. E o primeiro desafio, já visando o Campeonato Brasileiro, será o Maranhense, que começa no dia 24.

Antes, ela inicia sua temporada de lutas com um curso de capacitação técnica. Em entrevista a O Estado, Radhyja afirmou que sua meta é chegar à final do Brasileiro, seguir aperfeiçoando suas técnicas e mudar de faixa na modalidade.
Antes de iniciar, de fato, a sua temporada de competições, Radhyja do Carmo vai passar por um curso de capacitação técnica, com o sensei Fabrice Chiron, no Sesc Deodoro, no Centro. O curso será nos dias 22 e 23. Sem perder muito tempo, no dia seguinte ela inicia sua participação na 1ª fase do Campeonato Maranhense – XIII Copa João Daudt, que acontecerá no município de Raposa.

Desta competição estadual sairão os atletas que servirão à Seleção Maranhense de Karatê. Depois do Estadual, entre os dias 24 a 31, a maranhense vai encarar a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro, que acontecerá em Brasília. Com uma pausa, Radhyja volta a competir no dia 16 de junho, na 2ª etapa do Campeonato Maranhense – Copa Akasam, que acontecerá no interior do estado, em São Mateus.

Mesmo diante de tantos desafios, a jovem atleta tem seus objetivos traçados e mostra bastante confiança em mais um ano produtivo. “Primeiro, eu quero trabalhar para a classificação para o Campeonato Brasileiro”, disse.
Muito focada, Radhyja falou também sobre sua intensa preparação para as lutas. “Eu vou continuar treinan­do muito com o meu sensei Pedro Almeida, para obter aperfeiçoamen­to técnico”, projetou ela.

Por fim, a atleta que tem seu calendário de competições preenchido até novembro, revelou que tem ambição de mudar de faixa e se tornar a melhor competidora do país na sua categoria. No ano passado, ela terminou na 3ª colocação, com um bronze. “Quero ser aprovada no exame de faixa e conquistar a roxa. Hoje, sou medalha de bronze na mi­nha categoria, sub-12, da CBK [Confederação Brasileira de Karatê], e estou treinando bastante para melhorar essa colocação”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.