Festival

Festival Guarnicê de Cinema tem um total de 680 filmes inscritos

Evento acontece de 14 a 21 de junho em São Luís, com mostras competitivas nacionais, de filmes maranhenses de curta e longa metragem

Com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Festival recebeu inscrições de filmes de todas as regiões do país
Festival recebeu inscrições de filmes de todas as regiões do país (cinema)

SÃO LUÍS- Um total de 680 filmes foram inscritos para a seleção do 42º Festival Guarnicê de Cinema. O número expressivo de cineastas interessados consolida que o maior e mais antigo evento do cinema nacional no Maranhão também é um dos mais importantes, valorizados e estratégicos festivais do país. Há mais de quatro décadas, a seleção e premiação no Guarnicê garantem a realizadores e produtores alto valor cultural e comercial às suas produções audiovisuais.

Com realização da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), via Departamento de Assuntos Culturais (Dac), a 42ª edição do Festival Guarnicê acontecerá de 14 a 21 de junho, em São Luís. Haverá mostras competitivas nacionais e de filmes maranhenses de curta e longa metragem. Exclusivas para realizadores do Maranhão foram inclusas nesse ano as mostras competitivas de curtíssima-metragem, videoclipe, reportagem televisiva e filme publicitário.

Após o encerramento do período de inscrições, a diretora do Dac e coordenadora geral do Festival Guarnicê de Cinema, Fernanda Santos Pinheiro, anunciou que “foram inscritos 53 obras audiovisuais pela região Centro-Oeste; 229 pelo Nordeste, 16 pela Região Norte; 304 pelo Sudeste e 78 pela região Sul”, disse Fernanda Pinheiro. Ela destacou ainda que 127 obras audiovisuais foram inscritas para concorrerem na Mostra Competitiva Maranhense, sendo 13 filmes publicitários, 11 reportagens, 19 curtíssimas, 47 curtas e 06 longas.

Para concorrerem nas Mostras Competitivas Nacionais foram inscritas 553 obras audiovisuais, sendo 451 curtas e 102 longas. “Além das competitivas haverá mostras não competitivas, ações formativas, bate papos com realizadores e pré-estreias. Todos estão convidados para essa grande festa do cinema nacional, em junho”, disse Fernanda Pinheiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.