Lançamento

Documentário "O Tesouro" tem pré-esteia na próxima segunda-feira

Filme assinado pelo jornalista Mivan Gedeon conta a história do fundador da doutrina do Santo Daime no Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Cena do documentário "O Tesouro"
Cena do documentário "O Tesouro" (O tesouro)

SÃO LUÍS- O documentário O Tesouro, do jornalista e documentarista Mivan Gedeon, tem sua pré-estréia na próxima segunda-feira, 25 de março, às 19h, no Centro de Iluminação Cristã Estrela Brilhante Raimundo Irineu Serra (Paço do Lumiar), mesmo local do cenário do documentário, que tem 22 minutos de duração, e conta a história do maranhense Daniel Serra, que após conviver por 50 anos ao lado do seu tio, o fundador da doutrina do Santo Daime, Raimundo Irineu Serra, retorna ao Maranhão para fundar a mesma doutrina no estado onde os dois nasceram.

O jornalista e documentarista Mivan Gedeon acompanhou este período em que Daniel retornou ao Maranhão, ajudando nos primeiros passos de fundação de sua sede, documentando e registrando em imagens e textos os primeiros passos dele em busca do seu maior tesouro, seu sonho, que foi fundar um Centro para representar a doutrina do tio.

Com imagens arquivos e captadas pelo jornalista durante este período (2007 a 2011) e o retoque das imagens dos fotógrafos Marcos Maia e Jerferson Stander, foi possível a construção desta estingante história, de um senhor que cativava a todos com cinco minutos de conversa.

Daniel Faleceu em 19 de outro de 2011 e até hoje seu espaço é frequentado por milhares de seguidores, simpatizantes e curiosos de vários cantos do país e do mundo. O vídeo não pretende abordar a temática da bebida, mas sim da história deste personagens folclórico do Maranhão, tanto o fundador da doutrina do Santo Daime, que era maranhense, como seu sobrinho, que retornou ao estado para representá-lo no seu estado.

O vídeo terá sua pré-estreia na sede fundada pelo seu Daniel Serra, no município de Paço do Lumiar, durante o 10 Festival Ecumênico Estrela Brilhante, que todo ano reúne milhares de seguidores e simpatizantes desta bebida sagrada, usada em seus rituais. O tesouro também estará na mostra competitiva do 42° Festival Guarnicê de Cinema, que acontece de 14 a 21 de junho de 2019 em São Luis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.