Segurança

Adriano cobra maior aporte de investimento no trânsito de São Luís

Deputado do PV sugeriu a construção de passarelas, uso de tecnologias de videomonitoramento e readequação de faixas de pedestre na Avenida Carlos Cunha, alvo de protesto no início da semana

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Deputado Adriano Sarney (PV) diz que para mudar a realidade atual do trânsito é necessário investimentos
Deputado Adriano Sarney (PV) diz que para mudar a realidade atual do trânsito é necessário investimentos (Adriano Sarney)

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão de ontem para propor ao Executivo estadual investimento e uma série de medidas que resultem em maior segurança ao pedestre e a condutores que trafegam pela Avenida Carlos Cunha, no bairro Jaracati.
A via foi alvo de um protesto no início da semana, em decorrência do atropelamento de uma família e da morte de uma criança no último domingo. Houve bloqueio no acesso à Ponte Bandeira Tribuzi e congestionamento em outras avenidas em consequência do bloqueio, a exemplo da Camboa, da Avenida Castelo Branco e da Avenida dos Holandeses. Houve intervenção da Tropa de Choque da Polícia Militar (PM) e forte repercussão na mídia.
Para Adriano, é necessário investimento na construção de passarelas, tecnologia de videomonitoramento, readequação de faixas de pedestres, sinalização eficiente e implementação de medidas socioeducativas.
“Esta questão deve ser amplamente debatida. Precisamos trazer a esta Casa representantes da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado, para que a gente possa discutir soluções para a segurança no trânsito em São Luís”, disse o parlamentar.
O deputado lembrou que, durante a manifestação de terça-feira, a população questionou a funcionalidade do sistema de vigilância eletrônica no local, onde há instalação de uma torre de videomonitoramento.
“Precisamos ter acesso às imagens daquele acidente, caso tenha sido registrado, para que seja identificado o motorista atropelador. O videomonitoramento foi uma iniciativa do governo Roseana. Na época, a população tinha acesso, assim como a imprensa, a uma série de imagens de furtos e outros crimes, atos libidinosos, acidentes de trânsito e atropelamentos”, enfatizou.
Adriano disse que é necessário se buscar mecanismos, junto ao Poder Público e a sociedade, para que haja
“Comecei a estudar também essa questão da passarela. Já houve uma série de estudos a respeito disso. A população acha também que é inseguro, que não tem policiamento, etc e tal, mas isso tem que ser discutido aqui, nesta Casa. É necessário que tenha também o acompanhamento, talvez até mes­mo do próprio vídeo, uma filmagem ou um policiamento melhor que se faça nas passarelas. Enfim, é um debate que acho que é válido, que precisamos trazer a esta Casa, que é o debate da segurança no trânsito”, acrescentou.
Ele também cobrou a participação da Prefeitura de São Luís - que sob a atual gestão modificou o trânsito no local para dar maior fluidez ao tráfego - e do Governo do Estado.
“Acredito que temos de trazer a esta Casa representantes da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado, para fazer um amplo debate sobre a segurança no trânsito de nossa cidade. É necessário que o Executivo participe desta discussão”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.