COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
O PRESIDENTE do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, foi homenageado pelo Poder Judiciário da Bahia, com a medalha comemorativa dos 410 anos da Corte baiana, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Justiça e à sociedade. O desembargador maranhense agradeceu a deferência e o gesto de nobreza do Tribunal de Justiça da Bahia, a Corte mais antiga das Américas. A Medalha foi entregue durante a programação do 116º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, que reuniu todos os presidentes das Cortes de Justiça brasileiras
O PRESIDENTE do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, foi homenageado pelo Poder Judiciário da Bahia, com a medalha comemorativa dos 410 anos da Corte baiana, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Justiça e à sociedade. O desembargador maranhense agradeceu a deferência e o gesto de nobreza do Tribunal de Justiça da Bahia, a Corte mais antiga das Américas. A Medalha foi entregue durante a programação do 116º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, que reuniu todos os presidentes das Cortes de Justiça brasileiras

Sucesso de Bolsonaro
A visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos foi um grande sucesso. Pode-se criticar o teor dos acenos e dos acordos, mas o presidente brasileiro foi recebido com respeito e dignidade.
Sucesso tem a ver com expectativas e, do ponto de vista de quem organizou o encontro, todas elas foram superadas.
Durante o encontro Bolsonaro foi surpreendido por um elogio inesperado, feito pelo presidente Trump ao seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, que preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.
Trump afirmou na coletiva de imprensa, nos jardins da Casa Branca: – O filho [Eduardo] do presidente foi fantástico, por favor, fique de pé. O trabalho que realizou durante um período muito difícil foi fantástico, eu sei que é algo que seu pai fica muito grato de ver. Muito obrigado, trabalho fantástico.
Eduardo Bolsonaro voltou ao Brasil ainda com mais poder e legitimidade para se movimentar. Afinal de contas, tapinha nas costas de Donald Trump, o homem mais poderoso do mundo, não é para qualquer um.

Dias felizes
Depois que o Zé de Abreu autoproclamou-se presidente do Brasil e a Regina Duarte pediu o fechamento do Supremo Tribunal Federal, sinto-me no direito de pleitear ao menos uma ponta na próxima novela das nove da Globo, que, em irônico contraponto aos tempos turbulentos em que vivemos, se chamaria Dias Felizes, mas já mudou para A Dona do Pedaço.
E assim como faz o jornalista Nilson Souza já vou apresentando meu currículo.
Como a maioria dos cidadãos desta nação, tenho certa experiência como ator: de quatro em quatro anos, finjo que acredito nas promessas dos políticos e interpreto o papel de eleitor como se estivesse realmente decidindo o futuro do país.
Sou tão convincente nessa encenação compulsória, que chego a ficar frustrado de verdade quando os eleitos mudam o discurso, trocam o dito pelo não dito e usam o poder conquistado em causa própria ou de seus familiares e amigos.

A mesma mesa
Não houve surpresas na reunião de ontem no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que elegeu os desembargadores Joaquim Figueiredo, Lourival Serejo e Marcelo Carvalho para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça, respectivamente, para o mandato tampão do Judiciário maranhense, correspondente ao período de 20 de dezembro de 2019 a 24 de abril de 2020.
A eleição excepcional ocorreu conforme o que está estabelecido no Edital nº 1/2019, na forma do artigo 102, parágrafo único da Lei Orgânica da Magistratura (Lomam).
O pleito foi realizado por votação secreta, com a presença de 23 desembargadores, que mantiveram os ocupantes da Mesa Diretora do biênio 2018/2019 para o novo mandato tampão.

Uma grande dama
São Luís perdeu ontem uma de suas grandes referências de mulher dinâmica, mãe de família exemplar e competente empreendedora, com atuação destacada no mercado de trabalho feminino desta capital.
Foi assim Dona Maria Oneide Frota de Albuquerque, que faleceu terça-feira e ontem foi sepultada no Cemitério do Gavião.
Dona de casa, empresária bem-sucedida, ela foi sempre uma presença marcante na nossa sociedade ao lado do marido Daniel Aragão, que foi embora mais cedo, e dos filhos Daniel Filho, Sandra, Keila, Gervis, Ivana e Glenda.
As trombetas dos anjos de luz devem ter tocado no céu para recebê-la.

Ceder para avançar
Para os analistas políticos mais atentos à cena internacional, dois fatos específicos indicam sinais claros de que Brasília está disposta a ceder para avançar nas negociações com Washington. Um deles é o acordo prevendo a utilização da Base de Alcântara no Maranhão para lançamentos espaciais pelos Estados Unidos com fins pacíficos. Outro é a liberação unilateral da exigência de visto para turistas norte-americanos e de outros países que visitem o Brasil.

Ceder para avançar 2
Ainda que a facilidade para turistas norte-americanos possa arranhar alguns brios nacionalistas e um princípio histórico como o da reciprocidade, a decisão é meritória. Não faz sentido persistir em dificuldades adicionais na atração de turistas num país que já as têm de sobra, a começar pelo entrave que se constitui hoje a questão irresolvida da violência. Visto é uma necessidade para desestimular levas de trabalhadores clandestinos, o que não é o caso dos países dispensados agora dessa exigência.

O Rei e Amada amante
O ex-Titãs Nando Reis prepara um presente de aniversário para Roberto Carlos e os fãs. Em 19 de abril, dia em que o Rei completa 78 anos, o cantor e compositor lança o álbum “Não sou nenhum Roberto, mas às vezes chego perto”, dedicado inteiramente à obra do aniversariante. A faixa escolhida para mostrar o projeto é “Amada amante”, que acaba de chegar às plataformas digitais, acompanhada de um videoclipe. Ouvi a canção, gostei e recomendo com quatro estrelas.

TRIVIAL VARIADO
Quem reencontrei esta semana no Ferreiro Praia, depois de quase 30 anos, foi meu amigo Biné Ewerton, que trocou São Luís por Nova York, casou-se por lá e tem uma filha de 20 anos.

Na juventude, Biné Ewerton foi DJ nesta Capital, junto com Marco Itapary e o saudoso Jereba, que Deus já levou. Nosso reencontro foi pautado de muitas lembranças de uma São Luís que não existe mais.

Ao abrir espaço privilegiado para os filhos em seu governo, o presidente Jair Bolsonaro inaugura uma espécie de monarquia à brasileira, que nas redes sociais está sendo chamada de filhocracia.

O Grupo Pão de Açucar está se movimentando para fincar raízes em São Luís, com vários supermercados. Por enquanto, segundo corre à boca curta, seus arautos estão à procura de imóveis em pontos estratégicos.

O empresário José Walter Maciel, que ontem foi visto na Oak Wine com Luiz Paulo Martins, em almoço movimentado por presenças ilustres como Roberto Albuquerque, comanda o almoço da Confraria, hoje, no Rio Poty Hotel.

Luiz Carlos Cantanhede Fernandes foi visto ontem à noite dividindo mesa, durante o jantar do Cabana do Sol, com o empresário Alex Vancauwenbergh, sócio da mais importante companhia de navegação de Mônaco.

A Oak Wine será palco este ano da mais charmosa e bonita festa de Aleluia da cidade, no dia 20 de abril. A programação começa às 17h e deve se prolongar até a meia-noite com excelentes grupos musicais.

Quem circulou na cidade no fim de semana foi a eternamente bela Karla Vampré Arouche que virou lenda em São Luís nos dourados anos 1970. Ela esteve aqui várias vezes com Edvandro Giscal, que morreu em novembro passado na República Dominicana.

A famosa mergulhadora submarina veio tentar um contato com um filho que Edvandro teria deixado em Alcântara, fruto de um romance fugaz com uma nativa. Ele deixou uma fortuna de herança e não apareceram herdeiros.

Depois de uma longa temporada circulando pelo Ceará, de Guaramiranga, onde aplaudiu o Festival de Jazz, a Fortaleza, com incursões em noitadas de forró, Cintia e Fernando Motta voltaram a pontificar na cidade.

DE RELANCE

Ciclo de palestras
O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, iniciou ciclo de palestras sobre a magistratura nas universidades maranhenses que possuem curso jurídicos em suas estruturas acadêmicas. A primeira palestra foi proferida segunda-feira na Universidade Ceuma para os alunos do curso de Direito daquela instituição de ensino. Serejo falou sobre a importância da magistratura para a sociedade e para o sistema democrático brasileiro. Os próximos acadêmicos de Direito a serem contemplados com o ciclo de palestras serão os alunos do curso de Direito da UNDB.

Experiências pelo mundo
Uma experiência transformadora para todas as idades! É o que proporciona a vivência em outros países por meio do intercâmbio. No próximo sábado, das 10h as 22h, no Golden Shopping, será realizada a 7ª Feira de Intercâmbio da Via Mundo. Um dos principais objetivos do evento, de acordo com o diretor da Via Mundo, Antonio Bacelar Júnior, é apresentar os caminhos para a internacionalização e aprimoramento do conhecimento em qualquer fase da vida; estudante, profissional e pessoas mais experientes. “É muito mais que uma viagem, é conectar culturas, sonhos, emoções e principalmente pessoas” - pontuou Bacelar. São 25 stands, mais de 30 parceiros e 28 palestras.

Cachaça de Alambique
O Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão filiado à Fiema, juntamente com as instituições parceiras do Projeto Cartima (Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão) promove nesta sexta-feira, 22 de março, o Seminário da Cachaça de Alambique na cidade de Santo Antônio dos Lopes. A meta é reunir produtores, familiares de produtores, técnicos de agronomia e estudantes de agronegócios que estejam alinhados com as ações relacionadas à qualidade, segurança e certificação da cachaça de alambique maranhense.

Ferreiro Praia
Os elogios têm um certo sabor de unanimidade sobre as instalações modernas, os quitutes deliciosos e – prestem atenção neste item – os preços honestos do cardápio variado, que estão fazendo a diferença na Península da Ponta d´Areia. Sim, o restaurante Ferreiro Praia, ao lado do Praia Mar Hotel, tem estado com a casa lotada desde que abriu as portas na semana passada. Na última terça-feira estive por lá para conferir. Saí, como todas as pessoas que encontrei por lá, batendo palmas para José Henrique Tajra e Claudio Azevedo. Voltarei ao assunto, com fotos.

Fenômeno maldito
Dois anos depois do fenômeno Baleia Azul – suposto jogo que teria se espalhado pelo mundo em 2017, via WhatsApp, e que levaria jovens a realizar uma série de tarefas cada vez mais perigosas, culminando no suicídio, agora é Momo que reacende alerta sobre crianças e internet. Explico: a aparição da personagem Momo, uma boneca de pele pálida e olhos esbugalhados, que aparece em meio a vídeos que supostamente estariam hospedados na plataforma do YouTube Kids, tem sido tema de relatos de pais em redes como Twitter e Instagram. Em 2018, a mesma personagem foi centro de uma polêmica num desafio online no WhatsApp – quando jovens estariam adicionando aos contatos o número que seria da “criatura” e conversando com ela, recebendo fotos e vídeos com ameaças.

Fenômeno maldito 2
Desta vez, a boneca estaria falando em diferentes línguas e deixando mensagens perturbadoras aos pequenos, segundo relatos. Num vídeo que circula em postagens do Twitter, há uma criança brincando com slime e, de repente, aparece Momo ensinando, passo a passo, como cortar os pulsos. Há, ainda, a possibilidade deste fenômeno ser um novo Baleia Azul - suposto jogo que teria se espalhado pelo mundo em 2017, via WhatsApp, e que levaria jovens a realizar uma série de tarefas cada vez mais perigosas, culminando no suicídio. Mais tarde, chegou-se a acreditar que o jogo, amplamente divulgado pelos meios de comunicação, não passava de fake news.

Para escrever na pedra:
“Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar”. De Thiago de Melo, poeta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.