Ter Down

‘Ninguém fica para trás!’

Com este tema, é celebrado hoje, 21 de março, o Dia Internacional da síndrome de Down; são muitos desafios e lutas para que todos se mantenham sempre na frente e que haja igualdade de condições

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
CAMPANHA 2019 defende a igualdade de condições
CAMPANHA 2019 defende a igualdade de condições (Síndrome de down)

São Paulo -Todas as pessoas com síndrome de Down devem ter oportunidades para viver vidas plenas e serem incluídas em igualdade de condições com os demais, em todas as esferas da sociedade. No dia 21 de março, é celebrado o Dia Internacional da síndrome de Down, e este ano o tema é “Ninguém fica para trás!”

Na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, que é um plano global de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, os países assumem o compromisso de que “ninguém fique para trás”.

A realidade hoje é que atitudes negativas, baixas expectativas, discriminação e exclusão ainda fazem com que muitas pessoas com síndrome de Down sejam deixadas para trás.

O Estado e a sociedade desconhecem os desafios que os indivíduos enfrentam ao longo de suas vidas e não oferecem as oportunidades e ferramentas necessárias para apoiá-los para que desenvolvam todo seu potencial e vivam suas vidas com plenitude.

As pessoas com síndrome de Down e aqueles que as apoiam e trabalham com elas defendem o acesso a essas oportunidades.
Querem fazer contato com autoridades e lideranças para garantir que elas entendam como essas oportunidades devem ser oferecidas e espalhar essa ideia, provocando mudanças reais.

No Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março de 2019, a convocação é para que to­das as pessoas com síndrome de Down digam ao mundo para não deixar ninguém para trás!l

ATIVIDADES EM SÃO LUÍS

Hoje (21), a partir das 8h, a Casa de Apoio Ninar realiza atividades alusivas ao Dia Internacional da Síndrome de Down. As crianças com Down e suas famílias poderão participar de oficinas, musicalização, roda de conversa, jogos e atividades recreativas.

Vale ressaltar que a Casa de Apoio Ninar oferece assistência especializada e acolhimento a crianças com problemas de neurodesenvolvimento, além de dar suporte aos seus familiares. Semanalmente, as famílias participam de um circuito de atividades multidisciplinares, com avaliações médicas, oficinas, palestras, circuito de estimulação multidisciplinar, musicalização infantil e de adulto, arteterapia, dança, entre outros serviços.

A casa fica localizada na Ponta d’Areia, ao lado do Hotel Luzeiros. Para mais informações sobre os serviços da Casa, você pode ligar para os telefones (98) 98413-4404 ou 3198-5678.

ORIGEM DO DIA

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março, fazendo alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característicos das pessoas com Síndrome de Down. A data foi escolhida pela Down Syndrome International, através da ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra.

O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU.

SOBRE A SÍNDROME DE DOWN

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.

É importante esclarecer que o comportamento dos pais não causa a síndrome de Down. Não há nada que eles poderiam ter feito de diferente para evitá-la. Não é culpa de ninguém. Além disso, a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

Características
Entre as características físicas associadas à trissomia do 21 (síndrome de Down) estão: olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças e hipotonia muscular. Em geral, as crianças com síndrome de Down são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico, mental e intelectual pode ser mais lento do que o de outras crianças da sua idade.

Também é importante destacar que a síndrome de Down não é uma doença, e sim uma condição inerente à pessoa. Portanto, não se deve falar em tratamento ou cura para a trissomia do 21. Entretanto, esta condição está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.