Definidos

Data e hora marcadas para as semifinais do Estadual

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) definiu que os confrontos da semifinal do Campeonato Maranhense serão realizados em abril, por causa da participação de Moto Club e Sampaio Corrêa na Copa do Nordeste

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
MaC e Imperatriz ficarão cerca de 15 dias sem jogar
MaC e Imperatriz ficarão cerca de 15 dias sem jogar (mac x moto h)

São Luís - Por causa do Moto Club e do Sampaio Corrêa estarem disputando a Copa do Nordeste, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) divulgou ontem (20) as datas, horários e locais das semifinais do Campeonato Maranhense, que acontecerão somente em abril. Os confrontos foram definidos após a rodada da terça-feira (19) e ficaram assim: Moto x Maranhão e Imperatriz x Sampaio.

Moto e Imperatriz, que terminaram a fase de classificação, respectivamente, na primeira e segunda colocações, têm a vantagem e jogam pelo empate na soma dos resultados, além do mando de campo no segundo jogo.

A última vez em que estes quatro clubes foram semifinalistas do Campeonato Maranhense foi em 2000.

As semifinais cruzam os clubes que estão na mesma divisão. Imperatriz (2º) e Sampaio (3º) são os representantes maranhenses na Série C, enquanto Moto (1º) e Maranhão (4º) estão na Série D.

O confronto entre Moto e MAC definirá o primeiro representante maranhense na Série D 2020. O estadual dá apenas uma vaga para a quarta divisão nacional. A outra é via Copa FMF, no segundo semestre. Se um subir na D 2019, a vaga para 2020 fica com o outro.
O Pinheiro deve torcer pelo acesso dos dois, pois herdaria a vaga do estadual para a Série D 2020. Com a 5ª colocação no Maranhense 2019, é o melhor time entre os que estão sem divisão nacional.
De acordo com o vice-presidente de Competições da FMF, Hans Nina, as datas das partidas foram definidas em função da participação de Moto e Sampaio Corrêa na Copa do Nordeste. “Foi assim ano passado com Sampaio e Cordino. Está sendo assim este ano com Sampaio (CNE), Moto (CNE e CB) e Imperatriz (CB). E será assim ano que vem com as equipes, dentre as quatro que adquirirem as vagas”, explicou.

A FMF teve que levar em conta três questões: as datas e viagens dos times da Copa Nordeste, o fato de só existir um estádio em São Luís e dois jogos de ida da semifinal serem no Castelão. Após 24 horas do uso do Castelão, a recomendação da equipe de manutenção do gramado para evitar desgaste maior (já perceptível) e o prazo por lei que determina intervalo de 72 horas entre jogos (prazo de exigência trabalhista).

A decisão não deve ter agradado ao Imperatriz e ao Maranhão, que terão que ficar cerca de 15 dias sem jogar. “Entendemos que para o Maranhão e o Imperatriz, após parada da rodada 6ª para rodada 7ª (em virtude de datas Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Carnaval), nova parada de 15 dias pode não ser interessante. Porém, é de conhecimento público e notório que competições regionais e nacionais têm prioridade no calendário com relação aos estaduais e que as equipes filiadas que participam precisam ter isso observado”, disse Hans Nina em nota em rede social.

Veja as datas:

Jogos de ida

02/04 – Terça-feira

20h15 – Sampaio x Imperatriz – Estádio Castelão

04/04 – Quinta-feira

20h15 – Maranhão x Moto – Estádio Castelão

Jogos de volta

06/04 (20h) ou 10/04 (19h30) – Imperatriz x Sampaio – Frei Epifânio

07/04 (16) ou 11/04 (20h15) – Moto x Maranhão – Castelão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.