Obras

Rua Grande: requalificação segue cronograma, mesmo com chuvas

Até o momento, de todas as quadras que já passaram por intervenções, quatro já foram concluídas e entregues à população; projeto deve ser inaugurado em 31 de julho deste ano mesmo com o período chuvoso em São Luís, de acordo com arquiteta do Iphan

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Apesar das chuvas em São Luís, o cronograma de obras de requalificação da Rua Grande está mantido
Apesar das chuvas em São Luís, o cronograma de obras de requalificação da Rua Grande está mantido (Biné Morais)

SÃO LUÍS – Os serviços de requalificação da Rua Grande, no Centro de Luís, seguem o cronograma determinado no início da obra, ainda no ano passado, mesmo com o período chuvoso, segundo a arquiteta Ana Paula Fogaça, do Iphan ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), responsável pelo projeto.

Segundo ela, as chuvas, têm atrapalhado as intervenções necessárias, como escavações e pavimentação na via. Atualmente, a empresa responsável executa serviços na 9ª quadra e caminha para a reta final das obras. Até o momento, quatro das 10 quadras que compõem o logradouro tiveram toda a estrutura repaginada e foram entregues à população. O prazo para entrega da rua requalificada é 31 de julho deste ano.

A Rua Grande é uma marca no urbanismo e na história da capital. Identificada desde os primeiros registros da ocupação da cidade, ela possui grande importância social e econômica, já que é peça fundamental na sustentabilidade das atividades comerciais da capital e na geração de emprego e renda no Centro Histórico. A obra de requalificação realizada no logradouro, que foi iniciada em outubro do ano passado, e compõe o mesmo projeto de revitalização das praças Deodoro e Pantheon – entregues em dezembro do ano passado à população –, contempla a instalação de nova tubulação de esgoto, fiação elétrica subterrânea, pavimentação, acessibilidade, instalação de assentos dentre outros.

Sem intervalos e descanso, mesmo com a chuva que atinge a capital durante, pelo menos, os primeiros seis meses do ano, os serviços já avançam para a décima e última quadra, que dá acesso à Praça João Lisboa. Atualmente, “a obra encontra-se em fase de execução com serviços concentrados na 7ª, 8ª e iniciados na 9ª quadra com a retirada da pavimentação existente”, de acordo com a arquiteta Ana Paula Fogaça. “O período chuvoso sempre atrapalha, principalmente porque se trata de uma obra com muitos serviços de escavação e pavimentação, porém a empresa tem trabalhado para minimizar os impactos que as chuvas geram no decorrer da execução da obra”, explicou.

A requalificação, realizada pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís, já entregou, até o momento, quatro quadras reestruturadas à população, as quais têm permitido mais acessibilidade para quem opta pela via para realizar compras, já que ela é considerada o maior centro comercial aberto da cidade.

“Com a entrega das primeiras quadras já é possível ver como vai ficar a Rua Grande em toda sua extensão quando todo o serviço for concluído. Estamos acompanhando cada etapa do trabalho que faz parte de um grande pacote de obras executado pelo Iphan em parceria com a Prefeitura – a exemplo da requalificação das Praças Panteon, Deodoro e Pedro II – que têm um impacto positivo na vida da cidade, para a população, para o turismo e para o comércio. As obras da Rua Grande impactarão, sobretudo no comércio local”, destacou o prefeito, Edivaldo Holanda.

Para o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, a obra tem o objetivo de beneficiar a população. “Nossa intenção é dar ao Centro de São Luís maior acessibilidade, favorecendo tanto os consumidores quanto quem trabalha pelo local. Estamos avançando conforme o cronograma”, salientou.

Em andamento

A pouco mais de quatro meses da data de inauguração prevista – 31 de julho –, ainda falta concluir todas as infraestruturas subterrâneas da 9ª e 10ª quadras, finalização e acabamento de alguns serviços das quadras anteriores, mobiliário urbano, implantação da infraestrutura para transposição da rede aérea de energia elétrica para subterrânea e nas transversais da 5ª à 10ª quadra.

Atualmente, os serviços estão em andamento na sétima e oitava quadras. O trabalho de calçamento na sétima quadra já foi concluído e nesse trecho da via equipes executam obras de preparo para a pavimentação com o concreto intertravado. Na oitava quadra estão sendo finalizados serviços de drenagem que, assim que concluídos, a obra segue para a nona quadra – entre a Travessa da Passagem e a Rua Godofredo Viana – com a demolição e retirada dos paralelepípedos para início dos serviços de saneamento.

O projeto

A requalificação para a Rua Grande, propõe o conjunto de soluções urbanísticas e arquitetônicas que visam também promover a acessibilidade. A proposta de revitalização da área busca integrar os princípios da acessibilidade universal ao desenho urbano. Dessa forma, com a execução do projeto, estão sendo retirados os obstáculos, com redução dos desníveis de acesso aos imóveis para permitir a locomoção do pedestre sem restrições.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.