Mandato

Presidente do Cazaquistão renuncia após 30 anos no poder

Nursultan Nazarbayev, que chegou ao poder quando o país ainda era uma república soviética, informou que continuará a presidir o Conselho de Segurança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

CAZAQUISTÃO - O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, anunciou ontem,19, sua renúncia, após 30 anos no poder.

"Tomei a decisão de renunciar ao mandato presidencial", declarou Nazarbayev, de 78 anos, em um discurso transmitido pela televisão.

Ele informou que continuará a presidir o Conselho de Segurança e permanecerá como líder do partido Nur Otan, que domina o parlamento.

Nazarbayev chegou ao poder quando o país ainda era uma república soviética, em 1990, no cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista. Após a independência, ele foi reeleito contra oponentes simbólicos algumas vezes, em eleições criticadas por observadores estrangeiros.

O país, que tem o tamanho da Europa Ocidental, tem vastos recursos minerais e um enorme potencial econômico. O governo de Nazarbayev se concentrou em uma reforma econômica enquanto resistia a medidas para democratizar o sistema político.

Desde 2014, com a economia abalada e se recuperando de uma queda no preço do petróleo, o descontentamento da população cresceu e o movimento de protestos contra o governo cresceu significativamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.