Oficina

Linguagem não-verbal em oficina na Universidade Federal do Maranhão

A Oficina de Improvisação Interdisciplinar na Linguagem Soundpainting acontece na Universidade Federal do Maranhão, até o dia 22, com a proposta de trabalhar a improvisação e jogos de escuta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Benjamin Nid ministra oficina
Benjamin Nid ministra oficina (Benjamin Nid )

São Luís - Direcionada a artistas das linguagens de dança, teatro e música, prossegue até esta sexta-feira (22), a Oficina de Improvisação Interdisciplinar na Linguagem Soundpainting, coordenada pelo Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias Dramáticas, por meio da Empresa Junior Gestus Produções Culturais, ambos vinculados ao Curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão. As atividades acontecem no Centro de Ciências Humanas.

A oficina traz como proposta a improvisação por meio do Soundpainting, linguagem de sinais para criação artística multidisciplinar em tempo real, que permite aos seus participantes, criarem uma estrutura composicional a partir de jogos de escuta e dispositivos onde o corpo, a voz e o instrumento musical serão solicitados a apropriar-se das bases dessa linguagem não-verbal.

Propostas - Para isso, o soundpainter (compositor-gesticulador) lança, fazendo uso dos sinais, propostas que são respondidas pelo grupo sob a forma de improvisação. Atualmente, a linguagem conta com um vasto conjunto de sinais gestuais que permitem a criação ao vivo de obras envolvendo música, dança, teatro e artes visuais. No encerramento da oficina, será realizada uma apresentação de todo o processo desenvolvido.

Quem ministra a oficina é o professor Benjamin Nid, saxofonista e artista digital do Conservatório Nacional e da CFMI de Lyon, na França. Ele é membro da Federação Internacional de Soundpainting que reúne os pesquisadores de som de mais de 40 países. A programação é gratuita e conta com certificação de 20h. O evento conta com o apoio do Centro Acadêmico de Teatro Reynaldo Faray, Empresa Junior Gestus Produções Culturais e Teatro Alcione Nazaré.

Serviço

O quê

Oficina de Improvisação Interdisciplinar na Linguagem Soundpainting

Quando

Até o dia 22

Onde

Centro de Ciências Humanas da UFMA

Programação gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.