COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
DOIS MOMENTOS do jantar de comemoração dos 30 anos do advogado Carlos Eduardo Rodrigues Bandeira, realizado no fim de semana em São Paulo: acima, o aniversariante recebendo o carinho dos pais Thatiana e César; embaixo, a esposa Stefanie fazendo um discurso para o marido, com os amigos do casal fazendo coro
DOIS MOMENTOS do jantar de comemoração dos 30 anos do advogado Carlos Eduardo Rodrigues Bandeira, realizado no fim de semana em São Paulo: acima, o aniversariante recebendo o carinho dos pais Thatiana e César; embaixo, a esposa Stefanie fazendo um discurso para o marido, com os amigos do casal fazendo coro

Rejeição ao isopor
Equipamento considerado de extrema relevância pelos maranhenses, especialmente por transportar a cervejinha gelada ou o sorvete de coco, o isopor começou a sofrer um ataque internacional que pode ter alguma repercussão em nosso notório perfil de consumidor sem noção.
Vem de Nova York o primeiro exemplo positivo: a Big Apple decretou a proibição da venda e circulação do isopor.
O prefeito Bill de Blasio fez um ato público junto a outras autoridades para anunciar a medida que bem poderia ser imitada por São Luís.

Rejeição... 2
Não é só isopor. O uso indiscriminado de material plástico na capital maranhense, como copos e canudos, que são rapidamente descartáveis, pode levar à morte animais marinhos, além de contaminar solos e recursos hídricos.
Em São Luís, quem passeia por quilômetros de orla marítima, de manhã, tem se deparado com cenas como peixinhos e outros animais mortos.
Uma legislação mais rígida e as recomendações de ambientalistas não têm sido suficientes para fortalecer o combate ao uso do plástico, na contramão do que vem acontecendo no mundo.

Rejeição ... 3
É como se a cidade-ilha fosse isolada do restante do mundo, que tenta, desesperadamente, dar um basta à poluição, como ocorre na Nova Zelândia.
O país da Oceania lançou o programa Comida Nua (Food in the Nude) para acabar com as embalagens de plástico nos supermercados.
Enquanto os neozelandeses já estão nesta fase de abolir o saco plástico, os são-luisenses vivem no atraso da poluição.
O plástico leva 500 anos para se decompor e ainda entope bueiros e tubulações, com efeitos nefastos em épocas de fortes chuvas, quando ruas ficam alagadas por falta de espaço para escoamento das águas.

SINFA no DF
Na primeira incursão como presidente do SINFA, o fiscal estadual agropecuário Diego Sampaio estará em Brasília de hoje até quinta-feira.
Em companhia de lideranças de Balsas (o presidente Paulo Kreling e a superintendente Gisela Introvine, executivos da FAPCEN, fundação que opera políticas relativas à produção de soja), conversará com a bancada maranhense no Congresso Nacional sobre temas empresariais (Agrobalsas) e sindicais.
Em audiência prevista com a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, os três pretendem discutir a situação da representação regional do ministério no Maranhão e problemas relativos à política do MAPA para o Estado.
A comitiva espera entregar exemplar do projeto sobre a reestruturação da AGED (“AGED que Queremos para o Futuro”), no intuito de conseguir a parceria ministerial para a proposta.

Vacina e demora da carteira
Ainda no ano passado, o governo federal começou um processo para tornar a emissão do Certificado Internacional de Vacinação virtual. A promessa era de que, ao se cadastrar no sistema online, em poucos dias o cidadão receberia - em casa - o documento. Mas logo os dias se tornaram semanas e as semanas, meses. Um problema no software adquirido pelo Ministério da Saúde tem atrasado a entrega. A saída é recorrer ao posto da Anvisa mais próximo.

TRIVIAL VARIADO

Quem fuma maconha faz mais sexo, segundo pesquisa do Journal Sexual of Medicine feita com 50 mil homens e mulheres, nos Estados Unidos. Aquelas que nunca fumaram disseram ter tido relações, em média, seis vezes por mês, enquanto usuárias semanais informaram uma média de 7,3 vezes por mês.

O almoço de domingo no IT Gourmet esteve animadíssimo. Thatiana e César Bandeira mal chegaram de São Paulo e foram conferir os quitutes da Chef Soraia Fialho com os amigos Ana Lúcia e Amaro Santana Leite.

Brasil tem neste ano dois grandes e imperdíveis eventos, um esportivo, outro musical: em junho, a Copa América, com Messi confirmado na seleção Argentina e o Rock in Rio em setembro.

Produção em série. E é preciso protestar: o Livro dos Recordes não registrou que, desde a promulgação da Constituição de 1988 até hoje, União, Estados e municípios brasileiros editaram 5 milhões e 465 mil normas e leis.

Empresários maranhenses encontraram o governador João Doria no aeroporto de São Paulo na semana passada. Depois das despedidas, veio a definição: ele gostaria de ser três em um. Quer dizer, prefeito, governador e presidente da República ao mesmo tempo.

As eleições terminam, mas os marqueteiros não dormem. Um deles planejou campanha a governador do Estado. Pedirá a um candidato que troque o nome para Midas, personagem da mitologia grega. Seu principal atributo era transformar em ouro tudo o que tocava.

Noite bem concorrida, sábado, no Alameda Trinta. Por lá, Karla Patrícia e Augusto Diniz, Jaqueline e Ivaldeci Mendonça Junior, Deia e Luiz Paes, Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, Ana Elvira e José Benedito Buhatem.

DE RELANCE

Incentivos Fiscais
Entre deputados de vários estados, incluindo o Maranhão, havia o plano de desencadear de forma simultânea a abertura de Comissões Parlamentares de Inquérito sobre Incentivos Fiscais. Na Assembleia Legislativa de Goiás, alguns se anteciparam e enfrentam o primeiro obstáculo: empresários que recebem benefícios forçam a retirada de assinaturas do pedido. Resta saber se a intimidação em Goiás vai desestimular os deputados gaúchos que se comprometeram com a mesma iniciativa: conhecer em detalhes o que o Estado ganha
com as isenções fiscais.

Buscam revisar tudo
Os escritórios de advocacia em Brasília e São Paulo voltam a ter grande movimento com a decisão do Supremo Tribunal Federal de enviar ao Tribunal Superior Eleitoral os processos de caixa 2. Envolvidos e condenados seguem o ditado: a esperança é a última que morre. Opinião de advogados maranhenses que atuam no Supremo Tribunal Federal: com o excesso de exposição, os ministros andam muito estressados.

Novos tempos
O diretor-geral da FACAM, César Bandeira, enxergou longe quando incluiu em instituição o programa de ensino à distância. Explico: a famosa Universidade de Harvard tem mais alunos em cursos de ensino a distância do que presenciais. O Censo da Educação Superior mostra que a nova forma já soma quase 2 milhões de participantes no Brasil. Funciona de forma prática, simples e barata. Para o ingresso é preciso ter um computador com acesso à Internet e conhecimentos básicos de Informática. As universidades que não se prepararam para
o pulo estão quebrando.

Se a moda pega...
Inconformada por ter esperado duas semanas – e depois de dez protocolos registrados –, para ser atendida pela companhia elétrica de Santa Catarina e ter energia elétrica ligada em seu novo apartamento, uma idosa de Florianópolis obteve na Justiça uma significativa vitória. “É dever da concessionária de serviço público o fornecimento dos serviços de
forma eficiente, adequada e contínua aos seus clientes, sob pena de reparar os danos causados
em razão de sua conduta”, sentenciou o Poder Judiciário, determinando à Celesc o pagamento de indenização por danos morais à destemida sexagenária. Além da indenização, a empresa pagou custas processuais e honorários advocatícios.

Se a moda pega...
O mesmo que aconteceu em Santa Catarina pode também acontecer aqui no Maranhão. Eis, portanto, a recomendação do advogado que protocolou a ação: “É importante alertar as pessoas a buscarem seus direitos, isso porque essa consciência é ainda muito baixa no Brasil”.

Título comprado
É fácil ser apontado como o “melhor” médico, contador, jornalista, decorador, vendedor de tecidos, de móveis, de tinta e etc. em uma cidade. Basta receber um troféu concedido por uma empresa especializada em opinião pública. É o que voltou a acontecer em vários municípios desta região.
Mas tudo não passa de um golpe disfarçado para enganar os incautos.

Título comprado 2
A empresa que concede o troféu chega e procura, digamos, uma loja de venda de roupas. Diz que ela foi apontada pelos consumidores como a melhor da cidade. Daí cobra uma taxa “simbólica” para confecção do prêmio e para organização de um jantar onde serão entregues as homenagens aos vencedores. Tudo certo, se não fosse um detalhe: a pesquisa junto aos consumidores nunca existiu. Orgulhosos, os recebedores da comenda colocam os troféus em pontos estratégicos de seus estabelecimentos, enganando a eles mesmos.

Para escrever na pedra:
“Não há, na arte, nem passado, nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte”. De Pablo Picasso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.