Cidadania

Governo Bolsonaro irá custear capacitação para 12 milhões de jovens de baixa renda

Programa foi anunciado pelo ministro da Cidadania Osmar Terra

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Anúncio do novo programa foi feito hoje pelo ministro Osmar Terra
Anúncio do novo programa foi feito hoje pelo ministro Osmar Terra

Entre as diretrizes do Ministério da Cidadania, apresentadas hoje pelo ministro Osmar Terra, estará o pagamento de cursos de capacitação a jovens de baixa renda. Apenas jovens que não estudam e nem trabalham, vinculados ao programa Bolsa Família, estarão aptos a entrar no programa.

O número de beneficiados pode chegar a 12 milhões de pessoas. O plano do governo é repassar recursos aos jovens para o custeamento de cursos de capacitação em parceria com o Sistema S.

“Queremos capacitar mais de 3 milhões de jovens nos próximos anos usando a grande capilaridade do Sistema S, sem custos para o governo. Vamos pagar mensalmente as famílias por cada jovem que estiver se capacitando. A fonte serão recursos de microcrédito que os bancos não aplicam, hoje equivalentes a R$ 4,7 bilhões por ano. Isto inclusive já foi negociado com o Banco Central”, disse o ministro.

Além da participação do Sebrae e das demais instituições que integram o Sistema S, os cursos deverão ser beneficiados com a cota de microcrédito não utilizada pelos bancos privados. Terra disse ainda ter proposto essa política ao ministro da Economia, Paulo Guedes, após o anúncio de que se pretendia cortar pela metade os recursos repassados ao Sistema S. O ministro da Cidadania disse que haveria uma "diminuição nos cortes" tendo como contrapartida a capacitação dos jovens de baixa renda nessa situação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.