COLUNA

Eleição confirmada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

Está confirmada a eleição para o mandato tempão no Tribunal de Justiça maranhense. O presidente da Corte, desembargador José Joaquim Figueiredo publicou ontem edital de convocação para a escolha da Mesa Diretora, atendendo ao que determinou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Pelo edital, o pleito será na sessão de amanhã, para um mandato que se iniciará no dia 20 de dezembro, com validade até 24 de abril de 2020.
Como o mandato tem duração de cerca de quatro meses, os magistrados chegaram ao entendimento de reconduzir a atual gestão do TJ. Assim, José Joaquim continuará na Presidência, Lourival Serejo se mantém como vice-presidente e Marcelo Carvalho, o corregedor.
Vale ressaltar que a realização desta eleição é necessária em virtude da aprovação de projeto de lei que alterou a data da eleição e posse da Mesa Diretora do TJ. O texto aprovado alterou a data da eleição do comando da Corte estadual da primeira quarta-feira do mês de outubro de anos ímpares, para a última sessão plenária do mês de dezembro, também dos anos ímpares.
Além disso, a posse, que antes ocorreria na terceira sexta-feira do mês de dezembro do ano da eleição, passou para a última sexta-feira do mês de abril do ano subsequente ao da eleição.
A mudança gerou uma lacuna temporal e agora será preenchida pela eleição convocada pelo presidente.

Prorrogação
No início, a intenção no TJ era prorrogar o mandato do presidente José Joaquim, mas acabou não se consolidando.
O sindicato dos servidores do Judiciário questionou no CNJ e o resultado foi que uma eleição precisa ser realizada devido a questões de período de gestão fiscal.
O fato é que José Joaquim comandará o tribunal por mais cinco meses, após o término do seu primeiro mandato.

Incoerência
Como de praxe, o governador Flávio Dino (PCdoB) cai em incoerência ao disponibilizar uma estrutura de 44 cargos comissionados para a pasta comandada pelo ex-prefeito de Ribamar, Luís Fernando (PSDB). O que o comunista deveria expor é se os R$ 18 bilhões previstos de arrecadação via Sepe nos próximos anos, conforme promessa do próprio Dino, estão sendo captados.
Com a palavra, o governador.

Projeto Bira
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, recebeu na manhã de ontem, em Brasília, o representante do partido e atual prefeito de Timon, Luciano Leitoa.
Em pauta, segundo o líder da legenda, a “futura candidatura do deputado federal, Bira do Pindaré, à Prefeitura de São Luís”.
Se confirmado o projeto, Bira deverá lançar candidatura independente da indicação do grupo de Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Flávio Dino (PCdoB).

Retirou
O que chamou atenção é que antes de publicar a postagem sobre a candidatura de Bira do Pindaré, Carlos Siqueira lançou Luciano Leitoa par ao governo do Maranhão.
Não se sabe o motivo, mas a publicação do presidente nacional do PSB foi retirada do ar. O mais provável é que o próprio prefeito de Timon tenha pedido.
Não seria nada bom para Leitoa ter seu nome posto como sucessor de seu aliado cerca de quatro anos antes do pleito.

Crítica à Previdência
Mesmo entendendo que a reforma é necessária, para a maioria da opinião pública Flávio Dino (PCdoB) ainda tenta passar a imagem de defensor dos mais carentes e feroz crítico da aprovação da matéria.
Em seu Twitter ontem, ele escreveu: “É o que tenho sublinhado como inaceitável na tal Reforma da Previdência: o genocídio contra os mais pobres dos meios rural e urbano”
É bem provável, conforme atesta o TCE, que o governador tenha que recorrer a uma reforma interna no regime contributivo.

Elogio
O senador Roberto Rocha (PSDB) faz parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro que está nos Estados Unidos para assinatura do acordo comercial para o uso da Base de Alcântara.
Segundo o próprio presidente da República, Rocha foi determinante para que o acordo avançasse.
Além de participar do momento, o tucano também foi aos Estados Unidos apresentar a proposta de criação da Zona de Exportação do Maranhão (Zema).

Boatos
O ex-deputado José Reinaldo Tavares (PSDB) nega que tenha sido convidado para ocupar qualquer cargo no governo de Flávio Dino.
A história foi divulgada depois que um boato sobre a reaproximação dos dois ex-aliados ganhou a internet.
José Reinaldo sempre foi visto como o padrinho político de Flávio Dino, mas na última eleição os dois romperam devido à disputa para o Senado.

DE OLHO

44 cargos terá a secretaria de Programas Especiais dada ao ex-prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva.

E MAIS

• Vereadores de São Luís já falam em uma possível pedalada do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) no caso da renegociação da dívida com a empresa Slea, que faz o serviço de limpeza para o município.

• A previsão é de que hoje dois advogados acionem o gestor na Justiça devido à proposta enviada pelo pedetista à Câmara Municipal de São Luís. A acusação é de improbidade administrativa.

• Enquanto há polêmica na Câmara sobre a Prefeitura e a Slea, o prefeito Edivaldo Júnior participa em Brasília de eventos do PDT. Estão com ele o senador Weverton Rocha e o presidente da Casa, Osmar Filho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.