Desenvolvimento econômico

Brasil abre negociações para entrar na OCDE

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico é considerada a "primeira divisão" da economia mundial

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Ministro da economia, Paulo Guedes
Ministro da economia, Paulo Guedes (Paulo Guedes)

O Brasil pode estar bem próximo de integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Formada por 26 países, a OCDE foi criada em 1948 e conduziu a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra. A entrada do Brasil na instituição foi defendida pelo presidente norte-americano Donald Trump. "Eu estou apoiando o Brasil para entrar na OCDE".

O ministro da Economia, Paulo Guedes, é um dos grandes defensores da entrada do Brasil na OCDE. Segundo ele, a consolidação do Brasil na instituição iria aumentar os índices de confiabilidade no país e afetar, positivamente, a economia.

Guedes ainda afirmou que o Representante Comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer pediu que o Brasil deixe a lista de países de tratamento especial e diferenciado da Organização Mundial do Comércio (OMC) em troca do apoio norte-americano à entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo o ministro, essa foi a solicitação de Lighthizer. “Eu fiz o meu pedido: quero entrar na primeira divisão. Ele falou: então me ajuda a limpar a segunda divisão.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.