Imagem assustadora

Boneca Momo volta a assustar crianças na internet

A boneca, criada no Japão, viralizou no final do ano passado, e agora voltou reacendendo a preocupação dos pais por aparecer em vídeos infantis que são febre na internet; especialistas falam sobre o problema e dão dicas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Imagem da boneca Momo usada no desafio em vídeos infantis na internet
Imagem da boneca Momo usada no desafio em vídeos infantis na internet (Divulgação)

SÃO LUÍS - Crianças assustadas e pais com atenção redobrada para a boneca Momo. Em agosto do ano passado, correntes circulavam na internet com a imagem assustadora de uma boneca intitulada Momo que enviava desafios para as crianças por meio do whatsapp. Este ano, a boneca voltou a aparecer em vídeos infantis ensinando as crianças a cometerem suicídio.

Desta vez, Momo tem aparecido em produções infantis populares na internet, como por exemplo, no vídeo de uma criança brincando com slime - brinquedo que virou “febre” entre os pequenos. O vídeo é interrompido poucos segundos após o início da sua exibição por imagens da boneca, com ensinamentos que podem levar a tragédias. Além disso, a Momo também tem aparecido em desenhos animados muito populares.

Diante da polêmica, o YouTube já se manifestou: “Depois de muita análise, não vimos nenhuma evidência recente de vídeos promovendo o Desafio Momo no YouTube. Vídeos incentivando desafios prejudiciais e perigosos são claramente contra nossas políticas, incluindo o desafio Momo. Apesar dos relatos da imprensa sobre esse desafio, não tivemos links recentes sinalizados ou compartilhados conosco do YouTube que violem nossas Diretrizes da comunidade”.

A psicóloga Flávia Brandão Bomfim e pós-graduanda em Neuropsicologia explica que as crianças são um público-alvo “fácil” e têm dificuldade de nomear e reconhecer os seus próprios sentimentos. “As crianças possuem muito tempo livre e, na maioria das vezes, utilizam os aplicativos da internet sem nenhum tipo de monitoramento do pais. Vale ressaltar também que esses desafios são bem elaborados, chamam atenção. E as crianças não sabem diferenciar o que é uma brincadeira boa da ruim”, destaca.

Para o especialista em saúde mental, Marcelo Costa, um ponto importante é que os pais conheçam o conteúdo veiculado por esse vídeos. Outro fator destacado pelo especialista é a importância da conversa entre pais e filhos para que o jovem saiba a quem procurar caso exista algum perigo.

São Luís

Em São Luís, a jornalista Carla Lima relatou que, ao receber um texto e uma foto alertando para o perigo do desafio da Momo, pensou ser fake news. Mesmo assim, decidiu mostrar a imagem para o filho de 6 anos. Para sua surpresa, o menino disse que já tinha visto a boneca em uns vídeos e que ela falava sobre uns desafios.

“Fiquei muito preocupada. É um risco. Conversei bastante com ele e expliquei que, em hipótese alguma, ele poderia aceitar o desafio ou fazer o que a boneca mandasse”, declarou ela.

Frase

“As crianças possuem muito tempo livre e, na maioria das vezes, utilizam os aplicativos da internet sem nenhum tipo de monitoramento do pais"

Flávia Brandão Bomfim

Psicóloga


SAIBA MAIS

Criação da Momo

Apesar dos vídeos que circulam estarem no idioma inglês e espanhol, a verdadeira história da criação de Momo está no Japão. Ela é uma escultura humanoide chamada de Guai Bird, feita por Keisuke Aisawa, artista da empresa de efeitos especiais Link Factory.

Em 2016, a “mulher-pássaro” ou Momo participou de uma exposição sobre fantasmas e espectros, a Ghost Gallery III, na Vanilla Gallery, em Tóquio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.