Mãos a Obra

Acessibilidade Cultural em debate aberto ao público

Promovido pelo Sesc, evento tem como objetivo compartilhar informações sobre como aplicar a acessibilidade na prática do fazer cultural

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Carlos Correia Santos ministra uma das oficinas ofertadas no seminário
Carlos Correia Santos ministra uma das oficinas ofertadas no seminário (Carlos Correia Santos)

SÃO LUÍS - O Seminário de Acessibilidade Cultural, que traz para São Luís os principais representantes deste segmento no Brasil, está sendo realizado até sexta-feira, 22, em vários espaços da capital, com programação totalmente gratuita. Promovido pelo Sesc dentro do projeto Mãos a Obra, o evento é uma forma de incentivar o diálogo por meio de uma programação formativa com rodas de conversas, exposições e oficinas gratuitas para todos os públicos. O objetivo do evento é compartilhar informações sobre como aplicar a acessibilidade na prática do fazer cultural.

Hoje, das 9h às 12h, no Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ocorre a oficina Audiodescrição em Projetos Culturais, ministrada por Marcia Caspary (SP). A oficina abordará os pontos cruciais da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Estatuto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, aplicabilidade e entendimento do panorama da audiodescrição no Brasil, tecnologias assistivas e como prever este recurso nos projetos culturais.

Das 14h as 18h, na Sala Sesc de Exposições, a oficina Criação Poética Sensorial, com Carlos Correia Santos (PA). A proposta desta capacitação é viver o universo das deficiências para entender a inclusão e criar textos poéticos sensibilizados e sensibilizadores. Criada e ministrada pelo escritor, músico e terapeuta inclusivo Carlos Correia Santos, a dinâmica do curso envolve duas condições especiais e instigantes: sentir na pele aspectos dos campos das deficiências e, a partir disso, abrir os campos da sensibilização para fazer composições literárias (poemas ou prosa poética). O objetivo da experiência é ofertar informações básicas e fundamentais sobre a Educação Inclusiva e, assim, qualificar profissionais que atuem na área e familiares de pessoas com deficiência.

No mesmo horário, no Centro Cultural do Ministério Público, corre a oficina de Danças Urbanas, m com Luana Sousa (MA). A oficina tem como objetivo unir, por meio de propostas coreográficas, esses dois processos para melhor compreensão dos corpos dançantes e do que podem fazer.

Outra programação de hoje será a exibição, às 16h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, do filme “O menino no espelho”. A seguir, no mesmo local, às 18h30, haverá a roda de diálogos “Acessibilidade em Audiovisual”, com Thais Ortega, da ETC Filmes e as convidadas Marcia Caspary (SP); Erlanes Duarte (MA) e mediação de Mavi Simão (MA).

Amanhã, além das oficinas, haverá, às 18h, na Sala Sesc de Exposições, a roda de diálogos “Estratégias acessíveis para projetos culturais”, com as presenças de Luciana Simões (MA); Mavi Simão (MA); Isoneth Almeida (MA); Alessandra Pajama (MA) e mediação de André Lobão (MA). A seguir, às 20h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, ocorre o show “Norjazztinos”, com Henrique Duailibe (MA).

Ainda como parte da programação, na Sala Sesc de Exposições, está em exposição do trabalho “Eu sou mulher”, uma mostra de fotografias em múltiplos formatos acessíveis, um registro da fotógrafa Veruska Oliveira (MA) de integrantes do coletivo de Mulheres com Deficiência do Maranhão sob a coordenação da especialista em Produção e Acessibilidade Cultural, Alessandra Pajama (MA). A mostra é composta por 16 fotografias e objetiva colocar mulheres com deficiência como protagonistas em atividades artísticas e promover o acesso à cultura.

Serviço

O quê

Seminário Mãos a Obra

Quando

Até sexta-feira

Onde

Diversos espaços culturais de São Luís

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.