Apoiado

Fla e Flu apoiam decisão do governo de retomar o controle do Maracanã

Governo do Rio decidiu romper unilateralmente o contrato de concessão do estádio

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Maracanã, além de abrigar jogos dos principais clubes do Rio, foi palco de partidas na Copa do Mundo de 2014
Maracanã, além de abrigar jogos dos principais clubes do Rio, foi palco de partidas na Copa do Mundo de 2014 (MARACANA RIO )

RIO - Flamengo e Fluminense publicaram notas oficiais nesta segunda-feira nas quais aprovaram a decisão do governo do Rio de Janeiro de romper unilateralmente o contrato de concessão do Maracanã. Esta decisão foi anunciada pela manhã pelo governador Wilson Witzel e, com a mesma, o poder público voltará a controlar a administração do estádio.

"O Clube de Regatas do Flamengo parabeniza a decisão do Excelentíssimo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sr Wilson Witzel, em cancelar a atual concessão do Maracanã", publicou o clube rubro-negro. "Esperamos que a nova licitação corrija um dos grandes problemas do edital passado contemplando agora a possibilidade de os clubes do Rio de Janeiro participarem da administração daquele que é um verdadeiro templo do futebol mundial."

O Fluminense também elogiou a atitude do governo estadual. "O Fluminense Football Club avalia como positiva a decisão do Governo do Estado do Rio de Janeiro e espera que, a partir de agora, os clubes passem a ter participação mais ativa na concessão e administração do estádio", ressaltou a direção tricolor, por meio de uma curta nota publicada em seu site oficial.

Parceria ilegal

Um decisão da Justiça de setembro do ano passado determinava que a parceria firmada entre o Estado do Rio e a IMX-Holding S.A., que administrava o estádio, apresentava ilegalidades. A parceria foi firmada em 2013 originalmente para um período de 35 anos. De acordo com o governador, no entanto, "não dava para manter" uma empresa condenada pela Justiça.

A concessionária, em nota, afirmou que foi pega de surpresa com esta decisão anunciada nesta segunda. "O Complexo Maracanã Entretenimento foi surpreendido pela informação divulgada nesta manhã em uma coletiva de imprensa. A empresa não teve acesso a nenhum ato oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro e se manifestará oportunamente."

De acordo com o governador, a decisão foi motivada principalmente em razão das dívidas do consórcio, que atingem R$ 38 milhões. O valor se refere, segundo Witzel, às parcelas da outorga.

Com o fim do vínculo, será encerrado automaticamente, de acordo com o governador, os contratos da concessionária com os times cariocas. Witzel disse estar aberto para conversar com os clubes nos próximos dias.

No período da concessão, o Maracanã, além de abrigar jogos dos principais clubes do Rio, foi palco de grandes partidas na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016. Como o fim do contrato não vai alterar a programação do estádio, o próximo confronto no local será nesta terça-feira, entre Madureira e Flamengo, pela quinta rodada da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.