CLA

Acordo Brasil/EUA para gestão de base em Alcântara criará "saia justa" entre Dino e Planalto

Governador Flávio Dino se posicionou contra o acordo; segundo o comunista, fere os diretos das comunidades de Alcântara

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Governador do Maranhão, Flávio Dino, é contra o acordo dos Brasil com os  EUA que prevê uso americano da base de Alcântara
Governador do Maranhão, Flávio Dino, é contra o acordo dos Brasil com os EUA que prevê uso americano da base de Alcântara (Flávio Dino)

O acordo que deverá ser selado esta semana pelo Governo Federal e que prevê a gestão pelo governo norte-americano da base de lançamento de foguetes de Alcântara deve criar nova "saia justa" entre o governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB) e o Governo Federal.

O titular do Executivo estadual declarou abertamente que é contra o acordo, por ferir, segundo ele, os direitos das comunidades que vivem na região. Em contrapartida, o presidente da República, Jair Bolsonaro, entende que a parceria é de suma importância para o país.

Com isso, os passos dados por Dino de aproximação do Governo - com reuniões com o vice-presidente Hamilton Mourão e com ministros do governo federal - perdem força.

Na contramão, o governador do Estado não esconde de aliados sua vontade de ser candidato à presidência em 2022. Mesmo sem tocar no assunto, diante da repercussão inicial negativa, o comunista deverá consolidar o projeto nos próximos meses.

Sobre o acordo tecnológico, antes da formalização da parceria, não houve nenhuma sinalização dos governos Dino e Bolsonaro para tratar do assunto. E não há qualquer sinal de que isso ocorra futuramente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.