Política | Base de Alcântara

Acordo Brasil-EUA criará "saia justa" entre Dino e Planalto

Comunista vê com ressalvas o acerto, por ferir, segundo ele, direitos das comunidades que vivem na região
Thiago Bastos18/03/2019 às 10h56
Acordo Brasil-EUA criará "saia justa" entre Dino e PlanaltoDe Jesus / O ESTADO

O acordo que deverá ser selado esta semana pelo Governo Federal e que prevê a gestão pelo governo norte-americano da base de lançamento de foguetes de Alcântara deve criar nova "saia justa" entre o governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB) e o Governo Federal.

O titular do Executivo estadual declarou abertamente que é contra o acordo, por ferir, segundo ele, os direitos das comunidades que vivem na região. Em contrapartida, o presidente da República, Jair Bolsonaro, entende que a parceria é de suma importância para o país.

Com isso, os passos dados por Dino de aproximação do Governo - com reuniões com o vice-presidente Hamilton Mourão e com ministros do governo federal - perdem força. Na contramão, o governador do Estado não esconde de aliados sua vontade de ser candidato à presidência em 2022.

Mesmo sem tocar no assunto, diante da repercussão inicial negativa, o comunista deverá consolidar o projeto nos próximos meses.

Sobre o acordo tecnológico, antes da formalização da parceria, não houve nenhuma sinalização dos governos Dino e Bolsonaro para tratar do assunto. E não há qualquer sinal de que isso ocorra futuramente.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte