Modalidade Esportiva

Saurê-Nupe vai ocorrer até junho na capital

O projeto é realizado pela Estácio-São Luís em parceria com o Instituto Officina Affro do Maranhão e oferece diversas atividades esportivas para a comunidade de forma gratuita

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Participantes durante a oficina, na Estácio.
Participantes durante a oficina, na Estácio. (modalidade esportiva)

O projeto Saurê-Nupe está sendo realizado pela Faculdade Estácio – São Luís em parceria com o Instituto Officina Affro do Maranhão e tem o objetivo de trabalhar diversas modalidades de exercícios físicos para observar o condicionamento da musculatura corporal. As práticas esportivas começaram no início da manhã de sábado, 16, na sede da faculdade, no Canto da Fabril, e vai se estender até o mês de junho deste ano. Inclusive, haverá atividade nas praças da capital e associação de lazer.

O professor e mestre Zumbi Bahia informou que o projeto de pesquisa vai observar o condicionamento da musculatura do ser humano como ainda criar o hábito por diversas modalidades esportivas e com isso minimizando o sedentarismo e a obesidade. Serão oferecidas oficinas gratuitas de zumba, capoeira, vôlei, lutas, dança, basquete, percussão, jogos, ginástica, natação como até mesmo a ocorrência de grupo de estudo e palestras.

As atividades começaram no sábado, 16, e vai se estender até o mês de junho, na faculdade Estácio, mas, ações externas estão previstas para ocorrer nas praças da capital e em associações de lazer. As pessoas de 15 a 80 anos podem fazer a sua inscrição no período da manhã de sábado, na sede da Estácio.

Modalidades

Zumbi Bahia informou que cada edição do projeto deve ser trabalhado, pelo menos, três modalidades esportivas. No primeiro dia, houve instrução sobre dança afro, percussão corporal e exercícios físicos. Cada atividade está voltado para o desenvolvimento corporal. “Os participantes utilizando o corpo conseguiu produzir os mais diversificados tipos de sons”, disse o professor.

Ele ainda declarou que a zumba já trabalha a habilidade, o condicionamento, percussão de espaço; enquanto, a capoeira está ligada ao trabalho do condicionamento muscular e a sensibilização musical. “Cada modalidade esportiva tem um determinado objetivo para o desenvolvimento muscular”, informou o professor.

O educador físico, Cleyton Ribeiro, de 33 anos, declarou que projeto como esse deve ser oferecido de forma diária, pois, somente tem a somar e qualificar ainda mais o profissional. “Fiquei sabendo do projeto por meio da rede social e ainda informei para outros colegas de profissão como também a alunos”, disse Cleyton Ribeiro.

Fique sabendo

O Instituto Officina Affro do Maranhão começou no ano de 1982 como sendo um projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mas, a partir de 1994 passou a funcionar no bairro do Apeadouro. O objetivo é resgatar a cultura afro-brasileira e oferecer diversas oficinas para a comunidade.

Serviço

O que: Saurê-Nupe

Onde: na sede da Faculdade Estácio-São Luís, no Canto da Fabril

Dia: Sábado pela manhã (8h até 11h30)

Oficinas gratuitas: diversas modalidades esportivas

Público alvo: aberto a comunidade (15 a 80 anos)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.