Esporte e educação

Projeto vai levar práticas esportivas à comunidade

Saurê-Nupe é uma iniciativa conjunta do Instituto Officina Affro do Maranhão e da Faculdade Estácio

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Zumbi Bahia é o idealizador do projeto
Zumbi Bahia é o idealizador do projeto (Zumbi Bahia)

Um novo projeto deve levar o esporte e a cultura de forma educativa para a comunidade a partir de sábado (16). O Saurê-Nupe é uma extensão do Núcleo de Práticas Esportivas da Estácio São Luís, que funciona de forma conjunta com o Instituto Officina Affro do Maranhão. Serão oficinas gratuitas em mais de 10 modalidades, realizadas todos os sábados, até o dia 22 de junho deste ano. As aulas acontecem na sede da Faculdade Estácio São Luís, localizada na Rua Oswaldo Cruz, Camboa.

Segundo o mestre Zumbi Bahia, idealizador do Saurê-Nupe, a intenção é levar esporte e cultura de forma educativa a alunos e demais interessados. “Esse projeto serve como uma das principais visões que o Officina Affro tem, que é de levar educação a comunidade, na pretensão de que isso mude vidas”, diz Zumbi Bahia.

As oficinas serão de Capoeira, Jiu-jitsu, Taewkondo, Futsal, Vôlei, Basquete, Handebol, Ginástica, Zumba e demais ritmos de dança, jogos de origem indígena e africana, oficina de percussão, além de palestras e grupos de estudos. “A cada sábado levaremos de três a quatro dessas modalidades para a parte prática. Além disso, os professores do curso de Educação Física da Estácio levarão palestras de até 30 minutos com temas variados”, explica o mestre.

O curso de Educação Física tem uma participação efetiva no Sau­rê-Nupe, por disponibilizar seus docentes para orientar os alunos que estão em estágio dentro do projeto. Além disso, os estagiários devem aplicar as atividades planejadas pelos professores com os membros da comunidade que irem às aulas sabatinas.

O Saurê-Nupe tem início neste sábado (16) e acontecerá todos os sábados até o dia 22 de junho. As inscrições podem ser feitas no Bloco A, 4º andar da faculdade. Os encontros começam às 8h, na quadra poliesportiva da Estácio São Luís.

Sobre o Saurê-Nupe

O projeto foi criado em 2016, vindo da parceria entre o Instituto Officina Affro do Maranhão, que possui sede no Apeadouro, e da Faculdade Estácio. O projeto já chegou a ponto de desenvolver curso preparatório para vestibular e incluindo 25 alunos da comunidade no curso superior. Tem como objetivo conhecer as reais aptidões e condicionamentos físicos da comunidade, contribuindo para o fortalecimento de sua missão institucional voltada para uma educação transformadora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.