Inclusão

Projeto Ludic realizará III Caminhada Amor pelo 21

Evento em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down visa chamar atenção da sociedade para a inclusão social das pessoas com a condição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Edição do ano passado da Caminhada Amor pelo 21, também realizada na Reserva do Itapiracó
Edição do ano passado da Caminhada Amor pelo 21, também realizada na Reserva do Itapiracó (caminhada amor pelo 21 em 2018)

SÃO LUÍS - O Projeto Ludic realizará dia 23 deste mês, às 15h, na Reserva do Itapiracó, a III Caminhada Amor pelo 21, em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março). A ideia é mobilizar, chamar a atenção da sociedade para a inclusão social das pessoas com deficiência, o que significa torná-las participantes da vida social.

Segunda a organizadora da caminhada e responsável pelo Projeto Ludic a terapeuta ocupacional Rôse Cristina Bello, o principal desafio em relação à inclusão das pessoas com Síndrome de Down ainda é se vencer o preconceito. “Com isso, queremos conscientizar a população sobre a importância da promoção dos direitos inerentes a essas pessoas para que possam também desfrutar uma vida plena e digna, como membros participativos na comunidade”, ressaltou.

Habilidades

Atuante na Clínica Le Petit, Rôse Cristina Bello explica que o trabalho do terapeuta ocupacional ajuda as pessoas com síndrome de Down a desenvolver, recuperar ou manter habilidades que elas precisam para desempenhar as chamadas atividades da vida diária, levando em conta as particularidades de cada indivíduo, bem como o ambiente em que vivem. Essas habilidades podem incluir, no caso de crianças, comer com colher, beber no copo, usar o banheiro e brincar com brinquedos apropriados para a sua idade, entre outras.

“Com as crianças, em particular, podemos procurar atuar tanto na estimulação e aquisição de habilidades motoras finas, intelectuais e afetivas quanto na casa em que elas vivem com sua família. Ajudando a criança com síndrome de Down a se relacionar com o meio, intermediando e facilitando esse encontro, ou seja, ajudando as famílias a adaptar o ambiente para que a criança possa viver o dia a dia com confiança e se integrar à vida familiar”, disse Rôse Cristina Bello.

Os interessados em participar da caminhada podem se inscrever gratuitamente até o dia 22 de março na, Clínica Le Petit, Estimular e nas Farmácias Garrido, ou pelos telefones: 98876-2047/98258-3307. O evento tem ainda o apoio da Minamoo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.