Consumidor adimplente

Maranhão terá maior impacto do Cadastro Positivo, diz estudo

Serasa Experian diz que o estado aparece em primeiro lugar em percentual de pessoas (92,6%) que seriam favorecidas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Presidente da Serasa Experian, José Luiz Rossi, destaca a importância do Sistema Cadastro Positivo
Presidente da Serasa Experian, José Luiz Rossi, destaca a importância do Sistema Cadastro Positivo (cadastro positivo)

Estudo realizado pela Serasa Experian, com base na aprovação, pelo Senado, do Projeto de Lei Complementar 54/19, que prevê a inclusão automática dos consumidores no Cadastro Positivo, mostra que o Maranhão aparece em primeiro lugar no país em percentual de pessoas (92,6%) acima de 18 anos que seriam favorecidas com o novo sistema. Em termos absolutos, isso corresponde a 4.291 beneficiados no estado. O texto seguirá para sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro.

Depois do Maranhão, o Espírito Santo (91,2%) e a Bahia, (90,9%), aparecem como os mais beneficiados pelo Cadastro Positivo. Em termos regionais, o Nordeste assume a liderança, com 90,5% (36,9 milhões) da população adulta que seria beneficiada. Na sequência es­tão: o Sul (89,6%), o Sudeste (88,6%), o Norte (87,3%) e o Centro-Oeste (80,4%).

Em todo o Brasil, o sistema pode beneficiar cerca de 137 milhões de pessoas, o que significa 88,5% da população adulta. Fazem parte deste total os 22,6 milhões de cidadãos (14,6% da população adul­ta) que atualmente estão fora do mercado de crédito e que seriam totalmente incluídos por já apresentarem um histórico favorável de adimplência. O levantamento revela ainda uma redução de juros para 74% das pessoas acima de 18 anos que hoje possuem acesso ao crédito.

“A aprovação do Cadastro Positivo é uma vitória para toda a sociedade brasileira. Este sistema de referência internacional é a melhor forma de saber o comportamento financeiro do consumidor e promover o crescimento sustentável do mercado de crédito”, diz o presidente da Serasa Experian e Experian América Latina, José Luiz Rossi.

O estudo, feito a partir de simulações baseadas em modelos estatísticos de score (nota de pontuação de crédito) da Serasa Experian, também revela que a adoção deste processo deve gerar uma injeção da ordem de R$ 1,3 trilhão na economia do país. Esse maior potencial de consumo teria impacto de 19,6% na relação crédito x PIB (dos atuais 47,4% para 67,0%), movimentando diversos setores econômicos, principalmente na parte de habitação e o automobilístico.

Inclusão financeira

Baseado em uma metodologia mais abrangente e inclusiva para concessão de crédito, o Cadastro Positivo considera a análise de todo o histórico de endividamento e de que modo a pessoa efetua o pagamento de dívidas contratadas com bancos e com empresas de comércio e de serviços (luz, água, telefone, gás). Também são avaliados compromissos financeiros a vencer.

O objetivo desse processo é valorizar aspectos positivos, como o hábito do consumidor de pagar em dia suas contas, e não se concentrar somente nas dívidas atrasadas. Essa visão inclui as pessoas no sistema financeiro e contribui para a prevenção e o combate ao superendividamento, ao sinalizar de modo claro se há espaço no orçamento para contrair mais dívidas.

O Brasil é uma das poucas grandes economias globais que ainda não considera o Cadastro Positivo. Nos países nos quais os dados positivos passaram a constar nos modelos estatísticos, entre os principais diferenciais, se verificou a maior inclusão das pessoas no crédito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.