Capacitação

Experimentação da arte de contar histórias

Oficina que ocorre neste sábado e domingo vai auxiliar participantes e despertar e reconhecer o contador de histórias que já existe em cada um

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
A atriz Renata Figueiredo é a ministrante da oficina
A atriz Renata Figueiredo é a ministrante da oficina (Renata Figueiredo)

SÃO LUÍS - Como parte do repertório do grupo Xama Teatro, que este ano completa 11 anos de fundação, ocorre neste sábado e domingo, na sede da companhia (Araçagi), a oficina “Arte de Narrar”. A atriz, contadora de histórias, arte educadora e mestra em educação Renata Figueiredo ministrará as aulas que no sábado serão das 9h às 17h e no domingo, das 9h às 12h.

Renata Figueiredo explica que a oficina pretende ser um espaço de experimentação da arte de contar histórias. “Um território livre da ditadura do ‘certo e errado’. Em vez de buscar uma única forma de narrar, vamos cutucar nossas memórias, brincar com o corpo, com a voz e com os ritmos e sonoridades que moram nas palavras”, pontua a atriz.

A oficina “Arte de Narrar” pretende ser um espaço de encontro, de trocas de experiências, olhares, sons, gestos e afetos. “São Exercícios lúdicos, baseados em narrativas de memórias, jogos com palavras e sons que finalizam na montagem de uma história pra contar”, acredita Renata Figueiredo.

Durante as aulas, a ministrante da oficina conduzirá um trabalho prático e divertido, voltado para a experiência direta, onde cada pessoa tem a oportunidade de despertar e reconhecer o contador de histórias, original e único, que já existe em si.

Grupo

A atriz ressalta que a capacitação, embora integre o repertório do grupo Xama Teatro, precede à formação do mesmo, pois vem sendo desenvolvida ao longo de 17 anos pelas integrantes da companhia.

O Xama Teatro foi fundado em abril de 2008 e desenvolve ações artísticas e culturais notabilizando-se pela diversidade de seus projetos que abarcam a montagem e circulação de espetáculos, oferta de cursos de formação, apresentação de contadores de histórias, produção de encontros e festivais de teatro, produção e veiculação de programa radiofônico e realização de pesquisa com foco no ator-contador.

É formado por Gisele Vasconcelos, atriz, contadora de histórias, professora mestra do Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e doutoranda em Teatro pela ECA- USP; Renata Figueiredo, atriz, contadora de histórias, arte-educadora, mestra em educação pela UFMA; e Maria Ethel, que é atriz, mestra em sociologia.

Serviço

O quê

Oficina “Arte de Narrar”

Quando

Sábado, das 9h às 17h; e domingo, das 9h às 12h

Onde

Sede do Grupo Xama Teatro - Rua das Esmeraldas, quadra 01, casa 03, Araçagi (Próximo a UPA)

Inscrições

R$ 150,00 (serão oferecidas 15 vagas)

Informações: (98) 984029568

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.