Violência

10 casos de latrocínio registrados este ano na Grande São Luís

A última vítima foi o motorista da Taguatur, assassinado na manhã desta sexta-feira, em uma parada de ônibus em frente ao Ceprama; ele aguardava o transporte para chegar à empresa onde trabalhava, no Anjo da Guarda

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Alex de Paulo Oliveira a 1oª vítima de latrocínio este ano em São Luís
Alex de Paulo Oliveira a 1oª vítima de latrocínio este ano em São Luís (Alex)

SÃO LUÍS - Dez casos de latrocínio (roubo seguido de morte) já ocorreram este ano na Região Metropolitana de São Luís, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), sendo seis em janeiro, dois em fevereiro e dois este mês. O último ocorreu na manhã desta sexta-feira, 15 e a vítima foi o motorista de ônibus, Alex de Paulo Oliveira, de 36 anos. Ele foi baleado na cabeça quando estava em uma parada de ônibus, nas proximidades do Ceprama, aguardando o transporte para chegar a garagem da empresa onde trabalhava.

Os principais suspeitos desse crime, segundo a polícia, são Edson Martins Santos Júnior, o Perninha, de 21 anos, e um adolescente de 16 anos que já está apreendido. Policiais da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) com apoio de agentes da Superintendência de Investigações Criminais (Seic) estão investigando o caso.

O delegado Lúcio Reis, superintendente da SHPP, declarou, em entrevista à Rádio Mirante AM, que a polícia está em campo em busca de imagens de câmeras de vigilância de vários pontos da cidade. Existe a possibilidade de os criminosos terem fugido para a área Itaqui-Bacanga.

Abordagem

O delegado disse que há informações de que os autores desse crime passaram a noite de quinta-feira, 14, ingerindo bebida alcoólica em um dos bares do Anel Viário. No fim da manhã desta sexta-feira, 15, quatro pessoas foram abordadas por militares, no Sá Viana, mas logo liberadas, devido a falta de provas de envolvimento com a ação criminosa. Uma mulher, nome não revelado, teria presenciado o crime.

Lúcio Reis declarou que um policial militar, que atendeu a ocorrência, já prestou depoimento na SHPP, disse que não conseguiu descrever os autores e também não conseguiu identificar a testemunha ocular. Também foram ouvidos os pais de Edson Martins Júnior, o Perninha, que disseram que o filho passou a noite de quinta-feira, 14, fora de casa em companhia do menor e retornou somente na manhã desta sexta-feira com a roupa suja de lama dizendo que estava sendo procurado pela polícia. “Tudo está sendo checado e eventuais criminosos já foram identificados”, declarou o delegado.

No fim da tarde desta sexta-feira, 15, a polícia conseguiu localizar o adolescente no bairro Jambeiro. Ele foi levado para a sede da SHPP, na Beira-Mar, para ser interrogado e permanece na prisão. As buscas continuavam visando prender o outro acusado.

“Tudo está sendo checado e eventuais suspeitos já foram identificados”.Delegado Lúcio Reis, superintendente de Homicídio e Proteção a Pessoas

Ação criminosa

A vítima era moradora do bairro do Lira e trabalhava como motorista da empresa Taguatur, conduzindo o coletivo que faz linha Parque Timbiras. O sargento da Polícia Militar, Lenilson Silva, informou que a vítima estava na parada de ônibus, na avenida Vitorino Freire aguardando o transporte para a empresa quando foi abordado pelos dois bandidos.

O motorista foi baleado por tentar impedir que criminosos levassem a sua mochila. O tiro atingiu a cabeça da vítima e os bandidos fugiram em direção a uma área de mangue, nas proximidades do Ceprama. Um colega de serviço da vítima, ao passar pelo local observou Alex de Paulo agonizando e acionou a polícia. O baleado foi levado ao Socorrão I pela viatura da Polícia Militar. “O motorista chegou ao hospital sem vida”, afirmou o sargento.

Assembleia

Uma assembleia da categoria dos motoristas e cobradores de coletivos, que estava marcada para a manhã desta sexta-feira, foi suspensa. Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, Isaías Castelo Branco, uma das pautas seria a discussão da segurança dos trabalhadores.

Ele informou, ainda, que a categoria está em luto e está acompanhando as investigações sobre a morte do motorista Alex de Paula, inclusive, solicitando do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, urgência na solução desse crime. “A classe está acompanhando o caso e dando apoio aos familiares da vítima”, disse Isaías Castelo Branco.

Ele declarou, também, que o velório da vítima ocorreu no Pax da União, no Canto da Fabril e o sepultamento previsto para a tarde deste sábado, no cemitério do Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar.

Outras ocorrências

Um coletivo foi assaltado na noite de quinta-feira, 14, na Avenida Jerônimo de Albuquerque e de acordo com a polícia, o acusado foi preso em flagrante, identificado como Fernando Nascimento, de 23 anos. Dois coletivos foram atacados por criminosos na manhã do último dia 12 na Grande São Luís e até o período da noite de sexta-feira, 15, os acusados ainda não haviam sido localizados.

Um dos casos ocorreu na Estrada da Mata, na cidade de São José de Ribamar, quando cerca de 15 bandidos tentaram incendiar um ônibus, que faz linha Vila Sarney Filho/Deodoro.

O motorista, ao presenciar os bandidos com galões, provavelmente contendo combustível, acelerou o veículo e fugiu do local. Os criminosos, revoltados, jogaram pedras e pedaços de pau no coletivo. No momento do ataque não havia passageiro no ônibus, que de acordo com o condutor, tinha acabado de sair da garagem e estava seguindo para a primeira viagem do dia.

O outro alvo dos bandidos foi o coletivo da linha Cidade Olímpica/Rodoviária. A polícia informou que outro ônibus ao passar pela Avenida dos Franceses, no bairro da Vila Lobão, foi atacado por cinco criminosos que portavam revólveres e armas brancas. Um deles apontou a arma na cabeça da cobradora exigindo dinheiro. Ela declarou na polícia que escapou de morrer devido o revólver ter falhado.

Saiba mais

Os bairros Vila Itamar, Maranhão Novo, Alemanha, São Raimundo, Itaqui-Bacanga e Avenida dos Africanos são considerados como rotas de assaltos a coletivo na capital.

Número

10

É o número de latrocínios registrados este ano na Região Metropolitana de São Luís, sendo seis em Janeiro, dois em fevereiro e dois em março.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.