Literatura

Desvendando caminhos do espiritismo em livro

Livro “Veredas Eternas”, de José Fernandes, será lançado neste sábado, às 19h, na Livraria e Espaço Amei do São Luís Shopping

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Capa do livro "Veredas Eternas"
Capa do livro "Veredas Eternas" (Veredas Eternas )

São Luís - “Veredas Eternas” é o título do 14o livro do escritor José Fernandes, a ser lançado neste sábado, às 19h, na Livraria e Espaço Amei do São Luís Shopping (Jaracati). A obra trata do advento do moderno Espiritismo, a partir de sua codificação nos meados do século XIX, expansão e adoção no Brasil, país mais espírita entre todas as nações, denominado por Humberto de Campos “Pátria do Evangelho e Coração do Mundo”.

O livro “Veredas Eternas” cumpre o seu objetivo principal ao abordar o surgimento da doutrina na província do Maranhão, descortinando seu caminho, a partir dos meados do século XIX até os dias atuais, e trazendo a lume os nomes dos que a trouxeram de longe e no Brasil estabeleceram seus primeiros grupos de estudos e práticas, depois chamados centros espíritas, voltados à evangelização, difusão do ideal espírita e aos trabalhos assistenciais que desenvolvem ao longo do tempo.

“Fazemos referências aos filósofos Sócrates e Platão, que na Antiguidade Clássica vislumbraram as verdades transcendentais, revelaram as primeiras luzes sobre a natureza humana, abriram as fronteiras para o conhecimento do invisível e constataram que a vivência após a morte é uma verdade inexorável”, detalha José Fernandes.

Segundo o autor, esses conhecimentos, ampliados e desenvolvidos por outros luminares do pensamento, fizeram nascer o Espiritismo, que, entre tantos elementos de grandeza moral, ensina as pessoas a redimir dívidas cármicas e conhecer a verdade libertadora.

“Expomos, também, de maneira clara, sem rebuços, os princípios e fundamentos que norteiam a nova doutrina, elucidando a respeito da tramitação dos espíritos nas esferas siderais, onde todos evoluirão, para cumprir metas maiores, embora que sejam nas veredas do além. Trata-se de um pequeno compêndio, onde respeitamos e reverenciamos todas as crenças cristãs, cônscios de que todas buscam os caminhos que nos levarão às verdades eternas, próximas ao espírito de Deus”, diz.

Textos - Ao longo das páginas de “Veredas Eternas”, José Fernandes transcreve textos esclarecedores, como o do cientista Pena Ribas, ao dizer que “a doutrina espírita não foi empalhada com dogmas e não deve ficar mumificada numa vitrine de museu. Ao contrário, é uma doutrina dinâmica e progressiva, essencialmente evolutiva.

“Corrige-se e dilata-se à proporção que se dilatam e se corrigem os saberes humanos. Como se fora espectro de luz, a mente divina vai multiplicando e alargando as faixas da revelação, à medida que a inteligência do homem, desenvolvida numa luta multissecular, adquire receptividade para captá-la e absorvê-la em proveito do seu espírito imortal”, complementa.

Pesquisador das diretrizes da doutrina espírita, o autor busca levá-la até quem quiser entendê-la e conhecer o trabalho individual e coletivo dos lutadores da causa, como vêm sendo divulgados por meio do jornalismo e da literatura específica. O levantamento inclui as perseguições de que foram vítimas os seus arautos.

“Ranço que felizmente não mais perdura, uma vez que o Espiritismo é hoje reconhecido e amplamente admitido, em razão de sua benéfica atuação em favor da humanidade, dando um sentido maior à vida e preludiando tempos de esclarecimento e de luz”, conclui.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Veredas Eternas”

Quando

Neste sábado, às 19h

Onde

Livraria Amei do São Luís Shopping (Jaracati)

Preço do livro: R$ 30,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.