CONSCIENTIZAÇÃO

Campanha de prevenção ao câncer de colo uterino é realizada em São Luís

A tipologia é a que mais vitima mulheres no Maranhão e a terceira em todo o país; Hospital São Luís (HSLZ) lançou, nesta sexta-feira (15), a 2ª edição da campanha Março Lilás

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Doutor em ginecologia, José de Ribamar França ministrou palestra na abertura da ação, nesta sexta-feira (15)
Doutor em ginecologia, José de Ribamar França ministrou palestra na abertura da ação, nesta sexta-feira (15) (HSLZ Março Lilas abertura)

SÃO LUÍS - Março é um mês importante para as mulheres, não só pelo Dia Internacional da Mulher e tudo o que a data representa, mas também por ser dedicado à campanha de alerta para a prevenção do câncer de colo uterino. A tipologia é a que mais vitima mulheres no Maranhão e a terceira em todo o país. Buscando orientar pacientes, colaboradores e funcionários, o Grupo Mercúrio, por meio do Hospital São Luís (HSLZ), popularmente conhecido como Hospital do Servidor, lançou, nesta sexta-feira (15), a 2ª edição da campanha Março Lilás, dedicada à conscientização de mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero.

O câncer do colo do útero, também é conhecido como câncer cervical, tem como principal causa a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), transmitida por via sexual. É uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Por isso, é essencial conscientizar as mulheres e funcionários do serviço de saúde sobre os cuidados que precisam ser tomados tanto para evitar o surgimento da doença quanto para diagnosticá-la precocemente, conforme destacou o doutor em ginecologia José de Ribamar França, que na manhã de sexta-feira (15) ministrou palestra aos colaboradores, funcionários, pacientes e acompanhantes do HSLZ durante a abertura da campanha Março Lilás.

“O câncer de colo do útero, sobretudo no Maranhão, apresenta índices bastante alarmantes, tanto no que se refere à incidência, quan­to às mortes que causa. Para que se tenha uma ideia, é o primeiro tipo de causa de morte por câncer no estado, então é preciso alertar a população sobres as possibilidades de evitar o surgimento da doença. Em outros países, o incentivo à realização de exames preventivos como Papanicolau e colposcopia fazem com que as mortes relacionadas a este tipo de câncer praticamente se extinguam. Por isso, tornam-se essenciais ações como esta, de esclarecimentos à população, para que possamos reverter o quadro que hoje existe”, destacou.

Prioridades
As campanhas e atividades preventivas são tratadas como prioridade, também, para o Grupo Mer­cúrio e seus associados, que, por meio do HSLZ, buscam se aproximar cada vez mais dos servidores do Estado, levando serviços de saúde aos seus locais de trabalho, através do HSLZ em movimento, destacado pelo diretor-geral do hospital, Plínio Tuzzolo.

“O HSLZ sempre se mobiliza nestas campanhas de prevenção e não seria diferente neste mês, durante a campanha Março Lilás. A partir de segunda-feira e durante toda a semana, realizaremos ações itinerantes, quando iremos até a Secretária de Estado da Educação [Seduc], que talvez seja o órgão com maior contingente feminino, oferecendo serviços preventivos, disponibilizan­do de toda uma estrutura técnica para atender as professoras e realizar exames como o Papanicolau. Este é um projeto que visa levar prevenção a pessoas que precisam e, muitas vezes, não estão ligadas nisso”, esclareceu.

As atividades continuaram ao longo do mês em diversas instituições do estado. Após a Seduc, a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) receberá o HSLZ em movimento.

Saiba Mais

Origem do Março Lilás

Não se sabe ao certo quando começou a campanha do Março Lilás. No entanto, há muitos anos março é considerado o mês da mulher e, por isso, se tornou também um momento propício para alertar também sobre o risco de uma das doenças responsáveis por causar tantas mortes anualmente.
Dessa forma, além do mês representar a luta das mulheres por conquistas políticas, econômicas e sociais, também é um espaço para lembrar dos cuidados que devem ser tomados em relação a saúde da mulher, mas com foco nesse tipo de câncer.

Como se prevenir?
A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é através do exame preventivo papanicolau, que permite a coleta de células do colo do útero e que mostram se há alguma infecção ou variação nesses tecidos. O exame é simples e dura poucos minutos. Deve ser feito por todas as mulheres com idade com 25 anos que possuem vida sexual ativa, em intervalos de três anos. Quando a mulher possui fatores de risco para a doença, pode ser solicitada uma frequência menor entre um exame e outro.
Esse exame ajuda a identificar a infecção por HPV e outras possíveis complicações que possam levar ao desenvolvimento do câncer do colo do útero.
Além dos exames, a mulher também pode se prevenir recebendo a vacina contra o vírus HPV. No entanto, é importante reforçar que a vacina não dispensa a necessidade dos exames, pois não protege a mulher de todos os tipos de vírus do HPV. O uso de preservativos também deve ser uma medida preventiva contra esse tipo de vírus, prevenindo também outras doenças sexualmente transmissíveis.

Quais os sintomas?
Também faz parte da campanha do Março Lilás informar as mulheres sobre os sintomas do câncer do colo do útero. Contudo, nem sempre é fácil identificar a doença dessa forma. Em alguns casos o desenvolvimento da doença é lento e não manifesta nenhum sinal durante a fase inicial. Por esse e outros motivos é tão importante prevenir a condição. Já no estágio mais avançado, alguns sintomas podem surgir.

É importante prestar atenção ao surgimento dos seguintes sinais:
Dor abdominal associada a problemas intestinais e urinários;
Sangramento vaginal;
Sangramento após relação sexual;
Secreções vaginais anormais;
Menstruação irregular;
Fadiga;
Perda de peso sem motivo aparente;
Náuseas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.