COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
O ALMOÇO da Confraria comandada pelo empresário José Walter Maciel registrou um grande público, ontem, no Restaurante Senac. Convidado especial da semana, Cidinho Marques, que hoje muda de idade, ganhou bolo com velas e coro do “parabéns pra você”. Na foto à esquerda, Cidinho e José Walter Maciel; à direita, o médico Pedro Filho Brito acompanhado de dois filhos – Leonardo Brito, também médico, especializado em cirurgia plástica; e Pedro Ígor Brito, advogado
O ALMOÇO da Confraria comandada pelo empresário José Walter Maciel registrou um grande público, ontem, no Restaurante Senac. Convidado especial da semana, Cidinho Marques, que hoje muda de idade, ganhou bolo com velas e coro do “parabéns pra você”. Na foto à esquerda, Cidinho e José Walter Maciel; à direita, o médico Pedro Filho Brito acompanhado de dois filhos – Leonardo Brito, também médico, especializado em cirurgia plástica; e Pedro Ígor Brito, advogado
VISTA panorâmica de um dos ângulos da mesa repleta de gente do bem
VISTA panorâmica de um dos ângulos da mesa repleta de gente do bem
PAU ABELLÓ, o espanhol Presidente do grupo Roca Celite, ladeado por Naiara Aquino, Karina Maia, Allana Eugenio, Marcos Maciel e sua Danielle Maciel no evento Revestir em São Paulo
PAU ABELLÓ, o espanhol Presidente do grupo Roca Celite, ladeado por Naiara Aquino, Karina Maia, Allana Eugenio, Marcos Maciel e sua Danielle Maciel no evento Revestir em São Paulo

Encontro na Bahia
Desembargadores do TJMA participam do 116º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais, que ocorre desde ontem na Bahia e será encerado hoje.
O evento tem um significado especial, pois comemora também os 410 anos de existência do Tribunal de Justiça da Bahia.
Do Maranhão estão presentes o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Joaquim Figueiredo, mais o desembargador Cleones Carvalho Cunha, atual presidente do TRE-MA, além de ex-presidente do TJMA e vice-presidente da Região Nordeste do Conselho de Presidentes.
No encontro, os presidentes trocam ideias, boas práticas e experiências, fortalecendo ainda mais a prestação jurisdicional nas diversas Cortes brasileiras.
A programação está sendo realizada no Fórum Ruy Barbosa, prédio que abriga os restos mortais do lendário jurista e intelectual baiano e no Fera Palace Hotel.
A propósito: a Corte baiana é a mais antiga das Américas.

Violência doméstica
A juíza Sônia Maria Amaral Ribeiro Fernandes lança no fim da tarde de hoje, a partir das 17h, seu livro “De Cabral a Maria da Penha”.
Na obra ela faz uma análise da Lei Maria da Penha e também aborda a violência doméstica e familiar no Brasil, um tema muito oportuno devido ao crescimento cada vez maior da violência contra a mulher no país.
O problema já é visto como um fenômeno estrutural, de responsabilidade da sociedade como um todo.

Violência... 2
O livro de Sônia Fernandes será autografado na sede da Associação dos Magistrados do Maranhão, AMMA.
A escritora é Mestre em Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa/Portugal.
Em 2009, ela recebeu o Prêmio “Mulher-cidadã Bertha Lutz”, concedido pelo Senado Federal.

Vittar e Instagram
A cantora maranhense Pabllo Vittar e o Instagram apresentaram ontem o videoclipe vertical da música “Não Vou Deitar”, feito a partir dos Stories dos fãs da cantora.
O clipe já está disponível no canal do IGTV da @pabllovittar e foi desenvolvido a partir do projeto “Sou o que sou”, que aconteceu entre 27 de fevereiro e 10 de março, quando Pabllo convidou seus fãs a compartilharem seus Stories com performances divertidas e inspiradoras, mostrando quem realmente são e marcando o perfil @eunoclipedapabllo.
Com objetivo de celebrar a diversidade e promover um espaço positivo, seguro e inclusivo no Instagram, o projeto teve a participação de um time de embaixadores que usam o aplicativo diariamente para expressar sua autenticidade, promovendo aceitação e representatividade na plataforma.
O vídeo contou com captação de conteúdo vertical em Recife, Salvador e São Paulo, onde Pabllo se apresentou no Carnaval agitando milhares de foliões, para mostrar a energia das comemorações da maior festa do país.

Desvio de recursos
São estarrecedores os números até agora conhecidos dando conta do desvio de recursos em diversos programas da área do ensino superior no Ministério
da Educação. Pessoas mortas beneficiadas por bolsas e financiamentos e sobrepreços em diversos programas numa investigação que nos próximos dias poderá trazer dados também do Maranhão.

TRIVIAL VARIADO
A tragédia desta semana em Suzano (SP) é consequência de uma geração de crianças que se viciou em joguinhos eletrônicos de matar ou morrer, antes mesmo da alfabetização. Pouco ou nada lhes ensinam sobre o valor da vida.

Ninguém deve se iludir. Quem paga pela má gestão dos recursos públicos são os trabalhadores, aposentados e pensionistas. Os gestores irresponsáveis e os que se locupletaram ilegalmente ficarão impunes.

De vez em quando é preciso lembrar onde o país está há muito tempo: diante da necessidade de reformas para deixá-lo dentro das limitações do orçamento. Caso contrário, será deixado déficit astronômico às futuras gerações.

O presidente Donald Trump determinou a saída de todos os funcionários e diplomatas dos EUA sediados na Venezuela. Sinal de que algo vai acontecer.

DE RELANCE

Muito triste
Treze de março de 2019 entrou definitivamente para a história do Brasil como um dia muito triste, o do massacre de Suzano, que inaugura no País uma prática muito mais comum nos EUA, o da invasão de escolas para matar alunos a esmo. É muito triste. E mais triste ainda quando se verifica que o Atlas da Violência de 2018 aponta o Brasil com 553 mil pessoas vítimas de morte violenta nos últimos 11 anos, mais gente do que o número de soldados ingleses, franceses e italianos mortos na 2ª Guerra Mundial, uma carnificina monumental.

Muito triste 2
Vejam os números: dos mortos, 62.517 só em 2016, o recorde. É como se uma cidade do porte de Barreirinhas (61.621 habitantes) evaporasse e deixasse de existir. É muita coisa. É a vastidão do nosso desapreço pelo bem maior, a vida.

Como devem proceder
O Conselho Federal de Medicina vem orientando os profissionais sobre como proceder quando sofrerem agressões ou forem ameaçados. A recomendação é para os médicos registrarem boletim de ocorrência em delegacia de polícia. As dificuldades enfrentadas pelos médicos para exercer a profissão em cidades que não oferecem estrutura ou segurança podem agravar o quadro de ausência de profissionais para atendimento em localidades do interior. Vale lembrar que Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional propõem tornar mais rígidas as penas para quem cometer atos de violência contra médicos e demais profissionais da saúde, aumentando a pena em caso de lesões corporais.

Somando e diminuindo
Está aberto o festival de previsões sobre o resultado da votação da reforma da Previdência no plenário da Câmara dos Deputados. Todos querem se equiparar ao professor Júlio César de Mello e Souza, que se celebrizou como Malba Tahan, o gênio da Matemática. Nascido no fim do século XIX, publicou 56 livros, entre os quais O Homem que Calculava, traduzido em 12 idiomas e com dezenas de edições em Português.

Em defesa da Universidade pública
Na reunião realizada dia 13, em Brasília, reitores e representantes das universidades filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem)., discutiram, entre outros assuntos, a “Defesa intransigente da universidade pública”. O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa, participou do evento. De acordo com ele, essas instituições de ensino, com o apoio da Abruem, estão unidas e defenderão seus propósitos. “Enfrentaremos juntos em nível nacional qualquer ataque à autonomia, ao financiamento e à liberdade acadêmica”, pontuou o reitor.

Começo tradicional
Num clima de desordem, a Câmara dos Deputados instalou a Comissão de Constituição e Justiça. Com o painel eletrônico pifado, começou um longo bate-boca. Bem ao estilo que muitos parlamentares gostam. O presidente eleito foi o deputado Felipe Francischini, do Paraná, tendo como vice Bia Kicis, do Distrito Federal. Ambos do PSL, o que fortalece o presidente Jair Bolsonaro. Mais de 1 mil projetos de lei já foram protocolados desde o começo de fevereiro e todos passarão por avaliação da Comissão. A primeira tarefa, porém, será analisar a proposta de reforma da Previdência Social.

O nível dos debates
Ciro Gomes, sobre a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman:– “Essa canalha da cúpula do PT. Ela é a chefe da quadrilha”. Gleisi Hoffman, na réplica, sobre Ciro Gomes: – “Ciro Gomes é um coronel oportunista, ressentido e covarde. Quando precisaram dele, fugiu
para Paris”. É esse o nível da oposição no Brasil.

Para escrever na pedra:
“O trabalho mais difícil de todos é ser vagabundo. Mas não se pode fazer da preguiça uma profissão; é preciso trabalhar. Isso é verdade”. De Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, lenda viva que com 75 anos confessa que agora parou de tomar o seu café da manhã com heroína ou álcool.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.