Brexit

Parlamento Britânico aprova pedido de adiamento do Brexit

Com isso, Theresa May pedirá à liderança da União Europeia para que a saída definitiva ocorra em outra data; antes, a previsão era que ocorresse em 29 de março.

G1 Globo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Parlamento aprova adiamento da data de saída para depois de 29 de março
Parlamento aprova adiamento da data de saída para depois de 29 de março (Parlamento)

Londres - O Parlamento britânico aprovou nesta quinta-feira, 14, o pedido de adiamento do Brexit à União Europeia. Na mesma sessão, os parlamentares rejeitaram uma emenda para postergar a saída do Reino Unido do bloco. Com isso, a primeira-ministra Theresa May pedirá à liderança da União Europeia para que a saída definitiva ocorra em outra data – antes, a previsão era que o Brexit ocorresse em 29 de março.

A premiê, no entanto, deve pedir para que o processo ocorra, no máximo, até 30 de junho. A data é limite para que o Reino Unido não precise participar das eleições para o Parlamento Europeu.

Integrantes do Parlamento votaram nesta quinta-feira uma série de emendas para decidir a saída do Reino Unido da União Europeia vai ou não ser adiada. Um dia antes, os parlamentares decidiram que o Brexit só poderá ocorrer caso haja acordo com o bloco.

Os parlamentares ainda rejeitaram uma proposta de transferir ao Parlamento a responsabilidade das decisões sobre o Brexit – uma vitória para a primeira-ministra, que continua, portanto, à frente do processo de saída da União Europeia.

Desde o ano passado, May tenta negociar um acordo com a União Europeia para evitar a saída abrupta do bloco – o que poderia acarretar em perdas na economia e incertezas políticas.

A premiê conseguiu costurar um tratado com líderes europeus no fim do ano passado. No entanto, a proposta foi recusada em janeiro deste ano. A derrota quase levou May a perder o cargo, mas ela venceu a votação de um voto de não confiança no Parlamento.

Ainda para evitar o chamado "Brexit duro", a primeira-ministra tenta convencer parlamentares britânicos e líderes europeus a fechar um acordo. Ela encontra, porém, resistência de todos os lados. Na terça-feira, o Parlamento britânico havia rejeitado mais uma vez um texto proposto por May para o Brexit. Foram 391 contra e 242 votos a favor.

Situação de May

A liderança de May dentro de seu partido está enfraquecida o que amplifica os pedidos de saída dela do cargo, segundo a BBC.

Em dezembro passado, ela foi submetida a um voto de desconfiança de seus correligionários, mas sobreviveu por 200 votos a 117 ao prometer renunciar à liderança do partido antes das próximas eleições gerais.

Em janeiro, um dia depois de seu primeiro acordo do Brexit ser rejeitado, ela passou por outra moção de desconfiança, desta vez a pedido do Partido Trabalhista. Mais uma vez conseguiu se manter no cargo, com 325 votos a favor e 306 contra sua continuidade.

Para o líder trabalhista, Jeremy Corbyn, a primeira-ministra deveria convocar eleições gerais. O Partido Trabalhista votou em peso contra o acordo na última terça-feira: 238 a 3

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.