Explosão

Mais uma agência do Banco do Brasil explodida este ano em São Luís

Última ação criminosa ocorreu na madrugada de ontem contra a agência da Avenida Santos Dumont, no Anil; valor roubado pelos criminosos não foi revelado

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

SÃO LUÍS - Audácia criminosa. Três agências do Banco do Brasil, localizados na capital maranhense, já foram explodidos durante este ano. No passado, também foram três, mas o ano todo. O assalto da madrugada desta quinta-feira, 14, teve como alvo a agência do BB na Avenida Santos Dumont, do bairro do Anil.

A agência bancária foi destruída. Quatro caixas eletrônicas arrombados, o teto despencou, estilhaços de vidro ficaram pelo piso assim como notas queimadas.

Os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) e equipes do Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Decrif), órgão da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), estiveram no local.

O delegado Luciano Bastos, chefe do Decrif, informou que a polícia estava colhendo as primeiras informações sobre o caso e as imagens do circuito de câmera da agência seria analisada visando identificar os bandidos.

Ainda segundo o delegado, a ação criminosa ocorreu por volta das 2h30 e possivelmente teve a participação de dois ou quatro assaltantes. Eles entraram na agência e conseguiram realizar a explosão, fugindo em seguida em um veículo prata, de placas não identificadas. “As investigações começaram e a polícia está realizando buscas para prender os acusados”, disse Luciano Bastos.

Há informações que o alarme da agência não foi acionado e nenhuma pessoa responsável pelo sistema de videomonitoramento da empresa, que presta serviço ao banco, não teria informado o caso para a polícia.

Outras explosões

Outros dois ataques ao Banco do Brasil na capital foram registrados no primeiro mês deste ano. Uma delas ocorreu na madrugada do dia 23 de janeiro, quando os criminosos explodiram dois caixas eletrônicos de uma agência no Calhau, a menos de dois quilômetros da sede do Comando Geral da Polícia Militar.

Os bandidos após recolherem o dinheiro fugiram em um veículo vermelho, em direção ao bairro Renascença. A explosão deixou um rastro de destruição no local. A Seic investigou o caso e no dia 1º deste mês prendeu os acusados, identificados como Franklin Licon Silva Araújo, Halison Hansen Santos Rego, Francisco das Chagas de Moraes Filho, Gabriel Santos Lopes e Mira Fortes Tanakawa.

O outro caso de explosão teve como alvo a agência do bairro da Alemanha, no dia 17 de janeiro. Segundo a polícia, esse roubo foi realizado por um bando composto por cinco criminosos. Dois bandidos tiveram acesso ao banco e utilizaram um maçarico para arrombar o caixa eletrônico, enquanto os outros ficaram em um veículo, de marca e placas não identificadas, dando suporte aos companheiros.

Denúncia

Moradores do interior denunciaram ao O Estado que na noite e madrugada os policiais militares ficam tirando plantão na frente dos bancos das cidades de Chapadinha, Anapurus, Brejo, Santa Quitéria, Santana do Maranhão, São Bernardo, Paulino Neves, Tutoia, Buriti, Magalhães de Almeida, Água Doce e Bacabal, enquanto as ruas dessas localidades ficam sem policiamento ostensivo.

Eles ainda declaram que já presenciaram militares fazendo escoltas a carro-forte nas estradas e de prontidão nas proximidades do centro de distribuição de um dos bancos, em Bacabal. O Estado pediu nota da assessoria de comunicação do governo sobre o policiamento ostensivo nesses municípios, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Saiba mais

Três agências bancárias na capital foram alvo de bandidos no ano passado. Um dos casos ocorreu na madrugada do dia 4 de outubro e o alvo foi a Caixa Econômica Federal, no Turu. Também no dia 28 desse mês, os bandidos arrombaram o Banco do Brasil, na Caema, no centro. O outro roubo foi no Banco do Brasil, no Turu, no dia 20 de março.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.