Operações

Voos com Boeing 737 MAX 8 na Europa são suspensos

Decisão foi tomada após acidente com aeronave da Ethiopian Airlines, matando 157 pessoas; no Brasil, a Gol também suspendeu operações com aviões do mesmo modelo

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Aviões 737 MAX 8 da Boeing, são proibidos de voar em vários países
Aviões 737 MAX 8 da Boeing, são proibidos de voar em vários países (Boeing)

LONDRES - Após o acidente com uma aeronave da Ethiopian Airlines, no qual morreram 157 pessoas, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação Civil proibiu os voos do Boeing 737 MAX 8 no seu espaço aéreo. A decisão veio depois que Alemanha, França e Grã-Bretanha anunciaram a suspensão dos vôos.

A Alemanha já havia proibido vôos pelo Boeing 737 MAX 8 no seu espaço aéreo nacional. "A segurança vem em primeiro lugar", disse o ministro alemão dos Transportes, Andreas Scheuer.

A agência de aviação da França também proibiu esses voos em seu espaço aéreo e a Autoridade de Aviação Civil da Grã-Bretanha fez o mesmo.

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação Civil advertiu que as "causas exatas" de um acidente com uma aeronave 737 MAX, operada pela companhia aérea Indonesian Lion Air em outubro, no qual morreram 189 pessoas, ainda são investigadas.

No Brasil, a Gol Linhas Aéreas suspendeu temporariamente, desde as 20h de segunda-feira, 11, todas as operações comerciais com aeronaves do mesmo modelo. Segundo a empresa, os clientes serão comunicados e reacomodados em outros voos da Gol ou de companhias parceiras.

Problema

O piloto da Ethiopian Airlines cujo avião caiu, matando 157 pessoas, relatou problemas nos controles de voo, informou a empresa nesta quarta-feira, quando se preparava para enviar as caixas-pretas de um desastre que abalou a indústria internacional da aviação à Europa.

A queda ainda sem explicação, ocorrida pouco depois da decolagem de Adis Abeba, se seguiu a outra tragédia com um jato 737 MAX na Indonésia cinco meses atrás que matou 189 pessoas.

Embora não exista indício de ligações, os dois desastres assustaram passageiros de todo o mundo, levando à suspensão do uso da maioria das aeronaves 737 MAX da Boeing e derrubando as ações da maior fabricante de aviões do mundo.

As ações da Boeing caíram 6,1% terça-feira, elevando as perdas a 11,15% desde o acidente, as maiores em dois dias desde julho de 2009, o que diminuiu seu valor de mercado em 26,65 bilhões de dólares.

A Ethiopian Airlines disse que decidirá se cancela encomendas do 737 MAX após uma investigação preliminar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.