Eleições

“Precisamos debater a cidade”, diz deputado Adriano Sarney

Parlamentar do PV confirmou sua pré-candidatura à Prefeitura de São Luís; segundo ele, há manifestações de lideranças para que ele entre na disputa

Gilbeto Léda/da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Deputado Adriano Sarney deverá ser o candidato da oposição na disputa pela Prefeitura de São Luís em 2020
Deputado Adriano Sarney deverá ser o candidato da oposição na disputa pela Prefeitura de São Luís em 2020 (Adriano Sarney)

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) confirmou ontem que seu nome está sendo cotado pelo Partido Verde para a disputa pela Prefeitura de São Luís em 2020.
Segundo o parlamentar, há partidários seus pedindo para que ele efetivamente entre no jogo sucessório como uma opção às várias pré-candidaturas ligadas ao campo do governador Flávio Dino (PCdoB).
"O Partido Verde vai ter candidato a prefeito de São Luís. Hoje meu nome é ventilado porque sou presidente do partido, alguns membros me pedem para eu ser pré-candidato. Vamos debater, vamos ver a possibilidade", disse, em entrevista à Rádio Assembleia.
Adriano defendeu que uma candidatura sua representaria a possibilidade de se debater a cidade, deixando de lado a mera luta política entre governo e oposição.
"É interessante [nossa pré-candidatura] no sentido de debater a cidade. A cidade não é debatida. A cidade é apenas palco de uma luta política: Sarney contra anti-Sarney, PDT contra anti-PDT, comunista contra anticomunista”, destacou, acrescentando que “está na hora de parar de debater essas questões que não levam a lugar nenhum e começar a debater a cidade".
Durante a entrevista, o deputado também fez duras críticas à gestão do atual prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior (PDT).
Para o parlamentar, enquanto a cidade “está um verdadeiro caos”, o grupo político do pedetista ocupa-se de politicagem, sem debater a cidade de forma concreta.
“São Luís está um verdadeiro caos. Precisamos debater São Luís de forma concreta e deixar a politicagem de lado”, disse.

“Governo não quer beneficiar Madre Deus”, diz deputado

O deputado Adriano Sarney (PV) rechaçou a manobra governista para evitar o debate e tentar votar às pressas o Projeto de Lei nº 051/2019, de autoria do governo Flávio Dino (PCdoB). O PL institui o programa Habitar no Centro, que visa beneficiar moradores e imóveis do bairro Desterro, na Praia Grande, conjunto arquitetônico do Centro Histórico (tombado pelo IPHAN), além do eixo da Rua Rio Branco e quadras adjacentes, entre as praças Deodoro e Gonçalves Dias.
O líder da Oposição quer realizar uma audiência pública para discutir e aprimorar a proposição. Além disso, Adriano apresentou uma emenda ampliando os benefícios para outros bairros como Madre Deus, Belira, Goiabal, Lira, Vila Passos, Vila Bessa, Vila Gracinha e Codozinho.
“Um projeto desta importância deveria ter sido amplamente debatido com todos os segmentos sociais e nas comissões técnicas do Legislativo, como a de Assuntos Municipais e Turismo. Não podemos permitir que esta Casa seja tratada como um anexo do Palácio dos Leões, em que projetos de lei do governo comunista passem por aqui sem a mínima discussão”, ressaltou Adriano.
O parlamentar lembrou que, em 26 de fevereiro, tentou-se aprovar um requerimento de urgência para apressar a tramitação do PL nº 051, mas conseguiu-se adiar a votação. Um novo embate ocorreu nesta quarta-feira, dia 13. Como resultado, o PL poderá voltar à pauta do plenário na próxima semana.
O PL nº 051/2019, em linhas gerais, visa articular políticas de revitalização de sítios históricos; apoiar e manter a população residente no Centro e atrair novos moradores, novas atividades comerciais e serviços, tornando o Centro da cidade atrativo e seguro à população que utiliza os serviços públicos e atividades comerciais, bem como ao turista interessado em seu acervo histórico e cultural.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.