Bem-estar

Mitos e verdades sobre a dança

Ela pode ser praticada por pessoas de todos os perfis e idade, promove a interação e pode ser considerada uma atividade física, ajuda a emagrecer e tonifica os músculos; a dança é uma atividade completa; qualquer um pode fazer

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
A dança é uma  atividade  física inclusiva
A dança é uma atividade física inclusiva (Zumba)

São Paulo - Dançou muito durante o Carnaval? Essa paixão nacional que, além das ruas também é sucesso nas academias de todo Brasil, proporciona inúmeros benefícios para o corpo e mente. E o melhor: pode ser praticada por pessoas de todos os perfis e todas as idades.
Nas aulas de Zumba️, por exemplo, as pessoas encontram interação com outras pessoas, e se motivam a praticar regularmente a atividade física. A personal trainer e especialista educacional da modalidade Karla Mead, elencou alguns mitos e verdades sobre a atividade:

1. A dança pode ser considerada uma atividade física
Verdade! Toda a atividade estruturada, sistematizada e repetitiva que tem como objetivo a melhora da flexibilidade e da força, pode ser considerada uma atividade física. A personal complementa “a dança também auxilia no aumento da flexibilidade, coordenação motora e condicionamento aeróbico, mesmo quando a intenção da aula é simplesmente diversão”.

2.Dançar emagrece
Verdade! E como emagrece! “Tudo depende da intensidade que cada aluno coloca nos movimentos da coreografia. Em uma aula de Zumba, por exemplo, já observamos participantes com gastos de até 1 mil calorias”, explica Karla Mead.

3.Dançar não tonifica os músculos
Mito! Dançar tonifica a musculatura, sim. Segundo a especialista, os praticantes da atividade trabalham glúteos, posterior de coxa, panturrilha, abdômen, costas e quadríceps. “É uma atividade com método intervalado intermitente muito completa que pode ser combinada com movimentos de contração muscular ou pliometria, o que auxiliaria na queima de gordura e tonificação muscular”.

4.A dança é só para jovens
Mito! A dança é uma atividade física inclusiva, pois pessoas de todos os sexos e idades podem praticar. Segundo Karla, é possível encontrar nas academias aulas específicas de dança para a terceira idade. É o papel do professor adaptar a aula às necessidades individuais dos alunos.

5.Dançar é para quem tem dom
Mito! Que algumas pessoas já nascem com habilidade à dança, é fato! Porém, a flexibilidade, a coordenação motora e o ritmo podem ser adquiridos com treino. “A coreografia pode ser aprendida em tempos diferentes pelos alunos. Porém, um dos lados positivos das aulas coletivas é que um motiva o outro e assim fica difícil não se sentir motivado para se desafiar em uma próxima aula”, conta a especialista em Zumba.

6.Só pessoas magras podem dançar
Mito! Todo mundo pode dançar, independente do biotipo. Karla esclarece: “as dificuldades que qualquer pessoa pode encontrar, serão sanadas com persistência. O papel da dança, acima de tudo, é fazer com que as pessoas se sintam felizes”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.