Artigo

A Fênix da Rua do Sol

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

Nesta sexta-feira, 15 de março, às 19h, o professor Alberto Tavares fará a palestra “A Faculdade de Direito do Maranhão”, na Abertura do Ano Letivo do Curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal do Maranhão.

A solenidade será na sede do Mestrado em Direito da UFMA, na Rua do Sol, 177, no prédio da antiga Faculdade, em frente ao Teatro Arthur Azevedo, no Centro Histórico de São Luís.

O convite é da reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela Silva Coutinho, e tem sido reforçado pelo coordenador do Programa de Mestrado em Direito da UFMA, Roberto Carvalho Veloso, especialmente para os ex-alunos que concluíram o curso naquela histórica Faculdade da Rua do Sol.

Ir a essa solenidade, portanto, para os ex-alunos daquela faculdade, será multiplamente prazeroso: relembrar os bons momentos ali vividos ao longo dos anos do curso; constatar o belo trabalho de recuperação pelo qual passou o prédio para nele ser instalado o Curso de Mestrado em Direito; conhecer a rica e moderníssima biblioteca ali criada; reencontrar o mestre Alberto, nosso professor de Direito Penal e, acima de tudo, um conselheiro, um amigo, um exemplo de ética, respeito e decência, que continuamos a desfrutar ao testemunhar sua retidão igualmente como juiz federal e posteriormente instalador e primeiro presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Igualmente prazeroso será o reencontro com os colegas dos quais os rumos da vida de cada um nos afastou da vista, mas nunca os retirou da lembrança ou do coração. Lembrar a excelência dos professores e o convívio com os amigos mais próximos, com os quais compartilhávamos as poucas mesas na cantina ao fundo do corredor, com saída para a rua ao lado; as fugas para os espetáculos no Teatro e até as provocações com autoridades que passavam caminhando ou em veículos pela Rua do Sol, em frente à Faculdade.

Bons tempos!

Sálvio Dino, querido amigo que teve atuação marcante na vida acadêmica da Faculdade da Rua do Sol, escreveu sobre a Faculdade de Direito, alcançando o período de sua criação, em reunião na Biblioteca Pública do Estado, na manhã do domingo 28 de abril de 1918, até o ano de 1941, embora faça registros posteriores a esse período, como seu próprio discurso, em 1957, como orador oficial do Centro Acadêmico “Clodomir Cardoso” (p. 107).

Na generosa dedicatória com que me presenteou, em setembro de 1996, no lançamento da primeira edição de seu livro “A Faculdade de Direito do Maranhão”, Sálvio refere-se ao reencontro “com a nossa velha Salamanca”, referência ao tratamento que dispensa àquela Faculdade (p. 99), além de vincular, parafraseando Silvio Meira, a respeito de Oxford e Coimbra, as Universidades do Norte-Nordeste à “Salamanca de Recife” (p. 119), cuja fonte é a histórica e milenar instituição espanhola que imortalizou o nome.

Neste momento, revalida-se a mensagem de Sálvio Dino (p. 121, 1ª edição; p. 171, 2ª ed.):

“Como a fênix grega, hoje o Templo da rua do Sol ressurge das próprias cinzas, e novamente batido pelo sol do saber e do bem servir ao ensino superior, volta a ocupar seu espaço de relevo na estante do pensamento da velha Atenas Brasileira.

Hosanas!”

Carlos Nina

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.