Liderança em Brasília

Bancada do Maranhão: 3 deputados estão na disputa pela coordenação

Atualmente, a coordenadoria da bancada é do deputado federal Hildo Rocha (MDB); eleição para o posto deverá acontecer até o fim deste mês

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Juscelino Filho é o preferido de Flávio Dino
Juscelino Filho é o preferido de Flávio Dino (Juscelino Filho)

Thiago Bastos
Da editoria de Política

A disputa pela liderança da bancada federal maranhense nos próximos dois anos envolverá três deputados. Além de Juscelino Filho (DEM) e Gil Cutrim (PDT), o deputado federal Cléber Verde (PRB) também pleiteia a coordenação, que será responsável por falar em nome de 18 deputados que compõem a representação do estado na Câmara e dos três senadores da República em exercício de mandato.
Atualmente e de forma temporária, a coordenadoria da bancada é do deputado federal Hildo Rocha (MDB). Ele - que antes ocupava a vice-liderança do grupo maranhense no Congresso - assumiu o posto no início deste ano, após a saída de Luana Costa (PSC). Ela foi indicada para a função em abril de 2018, mas, como não se reelegeu nas eleições do ano passado, inviabilizou a sua manutenção.
Para tratar do rito da eleição que indicará o futuro líder de bancada, representantes maranhenses da Câmara e do Senado se reuniram na tarde de ontem, em Brasília. Durante o encontro, ficou acordado que o processo de escolha deverá ocorrer até o fim deste mês. O rito dependeria da divulgação do edital, previsto para os próximos dias.

Eleição interna
Antes da definição sobre a eleição interna, havia a possibilidade da indicação ser feita após a formação da Comissão Mista de Planos e Orçamentos Públicos. Instituído em 1988 pela Constituição, o grupo temático é formado por membros das duas Casas Legislativas e tem, entre outras atribuições, examinar as contas do presidente da República.

Sobre os candidatos
O deputado federal Juscelino Filho (DEM) é atualmente considerado o mais cotado para a função. Além de ter a experiência para o exercício, já que esteve na liderança da bancada em 2016 ao substituir o deputado André Fufuca (PP), Juscelino leva ainda a força da sua legenda, que ocupa importantes ministérios do governo Jair Bolsonaro (como a Casa Civil, por exemplo) e as duas presidências das Casas Legislativas - Câmara dos Deputados e Senado Federal.
Já o deputado federal Gil Cutrim (PDT) está em primeiro mandato, mas conta com a experiência de ter sido prefeito de São José de Ribamar por dois anos. Além disso, presidiu - por duas vezes - a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), o que dá trânsito, em tese, ao gestor em várias cidades do estado.
Além disso, Cutrim conta com o apoio do deputado federal Josimar de Maranhão (PR), que busca junto aos colegas de bancada o apoio necessário para a vitória do pedetista.
Por fim, surgiu nas últimas horas a candidatura do ex-líder do PRB na Câmara dos Deputados Cléber Ver­de, que tentou coordenar a bancada, em 2018, ms acabou perdendo para Luana Costa.
Verde até acumula anos de experiência no parlamento. No entanto, apesar da proximidade com a atual gestão da Presidência da República, teve seu nome envolvido em um possível caso de uso de laranjas para elevação do fundo partidário. De acordo com a denúncia, divulgada no mês passado, Cléber Verde teria recebido R$ 580 mil oriundos de fundos para supostamente confeccionar “materiais de campanha”.
À época, o atual dirigente do partido em âmbito estadual informou que a escolha da gráfica para a confecção dos materiais foi feita pelo preço e qualidade dos produtos. O parlamentar ainda goza de prestígio entre os aliados e, na disputa pela coordenadoria, corre por fora. Ele pode pleitear a liderança da bancada, pois não ocupa mais a liderança de seu partido na Câmara.

Bancada do Estado
terá aliado governista

Independentemente de quem seja o indicado para o posto, a liderança da bancada do estado no Congresso terá forte ligação política com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). No caso de Juscelino Filho, por exemplo, o democrata integra partido de grande importância na constituição da base aliada do comunista.
Já o pedetista Gil Cutrim, além de ligação com o governador, também é defendido nos bastidores pelo senador Weverton Rocha, do mesmo partido de Gil e de alinhamento direto com Dino. O governador tem proximidade com o partido de Gil Cutrim e certamente também apoia o nome do ex-prefeito de São José de Ribamar.
Quem tem menos ligação com Dino, dos pretensos candidatos, é Cléber Verde (PRB). Apesar de alinhado com o deputado, Cléber defende pautas apresentadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), frequentemente criticado por Dino em eventos públicos e nas re­des sociais. Apesar disso, uma possível indicação de Cléber também teria pontos positivos para o Executivo no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.