DECISÃO REPRIMIDA

Governo recua na decisão de implantar Secretaria de Turismo no prédio do MAV

Titular da pasta, Diego Galdino publicou em seu perfil, em uma rede social, que a sede provisória da Secretaria de Turismo já teria outro imóvel que não o do Museu de Artes Visuais, e também não admitiu recuo na decisão

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Museu  de Artes Visuais fica na Rua Portugal, na Praia Grande
Museu de Artes Visuais fica na Rua Portugal, na Praia Grande (MAV)

O Governo do Maranhão recuou da decisão de reinstalar o Museu de Artes Visuais do Maranhão (MAV) para outro imóvel e lograr no atual prédio, localizado à Rua Portugal, no Centro Histórico de São Luís, a Secretaria de Estado do Turismo, pasta que foi desmembrada da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), transformada em Secretaria de Estado da Cultura (Secma). Diante do arbítrio, a classe artística do estado reprovou, com veemência, o que considerou c atentado à cultura do Maranhão, pressionando o Estado para que retrocedesse do anúncio, que não foi admitido pelo titular de ambas as repartições, Diego Galdino.

O prédio, datado do século XIX, foi reformado, recentemente, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e entregue ao Estado, o qual tem plena autonomia sobre seu funcionamento - de tal forma sobre o que será sediado, ainda, no imóvel. Mas, diante da repercussão negativa sobre a decisão de alocar a nova secretaria no sobrado que sedia o MAV, possuidor de uma coleção composta de importantes artistas de séculos passados, o secretário Diego Galdino contornou a situação e postou, no seu perfil, em uma rede social, que “a sede provisória da Secretaria de Turismo já foi resolvida em outro prédio”.

Além do posicionamento de Galdino, o Governo do Maranhão assegurou, por meio da Secma, que o MAV permanecerá instalado em seu endereço de origem, na Rua Portugal, na Praia Grande - Centro Histórico da capital maranhense, além do que, informou, ainda, que desde quando o Iphan entregou a reforma do prédio, no segundo semestre do ano passado, a Secma vem realizando “serviços no local para complementar a reforma e deixá-lo apto para abrigar as exposições e abrir para visitação” e que, enquanto as obras não são finalizadas, o acervo do MAV encontra-se guardado no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, na Rua do Sol, também no Centro. O Governo do Maranhão não informou o prazo de reabertura do Museu e, tampouco, quais serviços teriam sido necessários para complementar a reforma realizada pelo Iphan.

“O que se deseja é que as políticas culturais sejam discutidas e que se concretizem, pois os museus estão agonizando. [A decisão do Governo, caso não tivesse sido reprimida, há tempo, por ele mesmo] seria um desastre, mas, infelizmente, as medidas sempre acontecem na calada da noite, sem diálogo”, disse o cineasta Beto Matuck, indignado com o não reconhecimento do Governo do Maranhão em demostrar pretensão de sediar a Secretaria de Estado de Turismo no prédio reformado do MAV. “Não podemos nos iludir com festas”, completou.

A obra
A Ação 123 - PAC Cidades Históricas - Reforma e Adaptação do Museu de Artes Visuais - MAV - Centro Histórico - São Luís - MA foi executada pela empresa contratada R&G VERDE CONSTRUÇÕES LTDA por meio do processo administrativo nº 01494.000.272/2015-52, tratando-se de prestação de serviços técnicos de engenharia com realização de obras, conforme Edital de RDC Eletrônico nº 02/2015, contrato nº 06/2016 de 06 de dezembro de 2016, Ordem de Serviço nº 06/2016, assinada em 6 de dezembro de 2016.

A intervenção contemplou a requalificação e modernização das instalações: de elétrica, climatização (ventiladores e ares-condicionados), de telefonia, rede lógica, mecânicas com foco na acessibilidade e de prevenção e combate a incêndios. Contemplou, também, a instalação de iluminação direcional para as salas de exposição, instalação de catracas de controle de entrada e saída, instalação de elevador, reforma de banheiros, revisão do telhado e pintura em geral. Além destas, foi feita a limpeza e restauração da fachada de azulejos do museu, que compõe um dos mais famosos cartões-postais de São Luís, a Rua Portugal.

A obra civil de Reforma e Adaptação do Museu de Artes Visuais - MAV, que custou R$ 732,1 mil, foi executada, concluída e entregue pelo Iphan, ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, em 13 de julho de 2018.

Museu de Artes Visuais

Sediado em um sobrado do século XIX, de três andares e um mirante, o Museu de Artes Visuais possui uma coleção composta por obras de importantes artistas nacionais, estrangeiros e locais, dos séculos XIX e XX. Figura no acervo obras de artistas como Miguel Veiga, Dila, Antônio Almeida, Newton Sá, além de Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Ademir Martins e Cícero Dias. A coleção conta ainda com azulejos, peças decorativas em vidros, cristais, metais e madeira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.