Esquiva

Dino não explica transferência de recursos do Porto do Itaqui e tenta dar destaque à produção do terminal

Governador do Maranhão usou as redes sociais para destacar reportagem sobre a produção do Porto

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Flávio Dino em visita ao Porto do Itaqui, cuja concessão pode ser cassada
Flávio Dino em visita ao Porto do Itaqui, cuja concessão pode ser cassada (Flávio Dino)

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), aproveitou suas redes sociais na manhã desta quarta-feira, 13, para dar destaque a uma reportagem, segundo ele, que enaltece a capacidade operacional do Porto do Itaqui. No entanto, o gestor ainda não explicou, por exemplo, como se deu – conforme denúncias - a possível transferência de recursos endereçadas ao terminal e que foram incluídas em outros setores da administração estadual.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no mês passado, confirmou a O Estado que está fiscalizando as circunstâncias deste procedimento interno. A revelação de que o Governo do Maranhão teria se apossado irregularmente de recursos do porto foi feita em junho do ano passado. De acordo com a peça, protocolada na Justiça Federal à época, a gestão dinista teria recolhido R$ 80 milhões do terminal aos cofres do estado.

Em novembro do ano passado, a Antaq publicou resolução em que proibia a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) de realizar qualquer nova transferência de recursos da receita tarifária do Porto do Itaqui para o Governo. A determinação foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) do dia 19 de outubro do ano passado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.