Contrassenso

Ao criticar taxa de juros brasileira, Dino “esquece” majoração do ICMS

Governador foi duramente repreendido nas redes sociais, no último fim de semana, ao atribuir a distribuição irregular de recursos às camadas populares aos percentuais tributários; comunista aumentou três vezes imposto no Maranhão

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(Flávio Dino)

SÃO LUÍS - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), foi repreendido no último fim de semana pelas redes sociais ao criticar a atual taxa de juros cobrada pelo governo brasileiro. Ele foi cobrado pelo comentário, ao “esquecer” de citar a elevação válida desde o dia 5 deste mês e aprovada, em caráter de urgência, a pedido do próprio titular do Executivo maranhense no fim do ano passado dos percentuais do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O comentário de Dino sobre os valores tributários nacionais foi registrado em posicionamento do comunista acerca da reforma da Previdência. Segundo o gestor maranhense, o texto encaminhado pela Presidência da República à Câmara dos Deputados e começará a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa “é um desastre”. De acordo com Dino, a proposta “não resolve nada, enquanto for cobrada absurda taxa de juros” e dificultaria a distribuição de renda às camadas mais populares.

Segundo o governador, o percentual de juros brasileiro seria superior aos índices do Produto Interno Bruto (PIB), taxa responsável pelo cálculo das riquezas nacionais. Apesar das críticas, em nenhum momento o gestor comunista fez questão de justificar aos seus seguidores nas redes sociais as razões para a alteração nos valores do ICMS.

Além de não justificar medidas administrativas, o governador também usou outro artifício comum ao citar a reforma: o de atribuir à Presidência da República a constituição de caos nas finanças públicas locais. Ao encaminhar a proposta número 239, que alterou os valores do imposto no estado, Dino citou a Medida Provisória que tratava do tema deveria ser aprovada como “prevenção dos riscos capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas”.

No último mês do ano passado, antes mesmo da validade do novo aumento nas alíquotas – cuja elevação já é sentida pelos consumidores maranhenses com preços alterados nos combustíveis em postos de São Luís –, o Governo do Maranhão arrecadou, de acordo com a edição do Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 5 de fevereiro deste ano, R$ 613 milhões com o imposto. Segundo o documento, o montante seria superior ao que foi recolhido em outubro de 2018, quando foram reunidos R$ 564,2 milhões via tributação.
Os valores com o ICMS deverão ser superiores este ano, em comparação ao ano passado. Até o momento, o Governo do Maranhão não informou de forma clara o que será feito com os valores arrecadados.

Governador também criticou o pacto federativo

Além de criticar a reforma da Previdência e de entrar novamente em contradição, o governador Flávio Dino (PCdoB) também usou as re­des sociais para comentar a atual configuração do chamado “pacto federativo” – que configura as obrigações financeiras dos entes federados. Segundo ele, sem a revisão deste acordo formal, há irregularidade na distribuição de valores oriundos de fundos tributários, o que obriga os estados a rever suas cobranças no setor.

Dino citou a autonomia dos estados e os critérios de “rateamento” que, segundo ele, dificultam o recebimento de mais valores, o que pressionaria os gestores a repassar a falta de recursos para a população, cobrando taxas mais altas de impostos. Sucessivamente, o governador tem feito críticas à atual configuração deste pacto.

Ao citar possíveis “defeitos” da gestão atual do Executivo Federal, Dino aos poucos tenta viabilizar uma possível candidatura à Presidência da República, em 2022. Apesar de ter, nas últimas aparições públicas, evitado tocar no assunto após se colocar como “pré-candidato” no dia 22 do mês passado em plenária do PCdoB, os bastidores aliados atestam que o governador não desistirá da ideia e postulará maior protagonismo como liderança esquerdista em um projeto nacional.

A reforma da Previdência, tal como proposta, é um desastre: desconstitucionalização, regime de capitalização, agressão contra mais pobres. E não resolve nada, enquanto tivermos essa absurda taxa de juros, muito maior do que nossos índices de crescimento do PIB”Flávio Dino, governador do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.