Ação

Campanha da Fraternidade aberta com milhares de fiés em São Luís

Lançamento aconteceu neste sábado, no Multicenter Sebrae; tema deste ano é “Fraternidade e políticas públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27), buscando fortalecer aspectos da cidadania e bem comum

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

SÃO LUÍS -Cerca de cinco mil pessoas de mais de 45 paróquias da capital estiveram presentes na abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2019, lançada oficialmente na tarde de sábado (9), pela Arquidiocese de São Luís. Com o tema “Fraternidade e políticas públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27), a 56ª edição da campanha busca estimular a participação da igreja, leigos e leigas em políticas públicas, à luz da palavra de Deus e da doutrina social da igreja, a fim de fortalecer a cidadania e o bem comum. Neste ano a celebração foi realizada no Multicenter Sebrae, no Alto do Calhau, e, além de integrantes da igreja católica e seus fiéis, contou com a presença de representantes políticos, entre eles o prefeito Edvaldo Holanda Júnior e o governador Flávio Dino.

As políticas públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos, sejam eles federais estaduais ou municipais, com a participação direta ou indireta de entes públicos e privados, que visam assegurar direitos de cidadania para diversos grupos de uma sociedade, sejam eles culturais, étnicos, econômicos ou religiosos. Discutir este tema é um ato extremamente necessário no cenário local e a participação da igreja neste aspecto torna-se indispensável, conforme destacou o padre Luís Macedo, coordenador arquidiocesano de campanhas de São Luís.

Reflexão
“Ao lançar esta temática, a igreja quer chamar os cristãos e as pessoas de boa vontade a despertar a consciência para o engajamento com as políticas públicas, baseado na palavra de Deus e na doutrina social da igreja. Entendemos a relevância deste tema para o nosso estado, onde diversas conquistas foram alcançadas neste cenário, mas ainda temos muito o que avançar e o papel da igreja é, justamente, conscientizar leigos e leigas para que contribuam e trabalhem nesta temática dentro de suas comunidades”, explicou.

Dentro da programação, que contou com o show do cantor ludovicense Clay Viana e a apresentação teatral sobre o tema da CF 2019 – organizada pelo Ministério de Artes Dançatro, da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, do Anjo da Guarda –, o ponto alto foi a celebração da santa missa, pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário, que durante sua fala reiterou a necessidade de abordar o tema e analisou como o evento pode ser uma grande oportunidade para que essas questões tão relevantes ajudem na mudança social no campo das politicas públicas.

Para os fiéis, que anualmente se reúnem para o lançamento da campanha e leva as ações às comunidades das quais fazem parte, o debate torna-se uma oportunidade única, como contou a aposentada Marinalva Pinheiro. “O tema deste ano é ótimo, porque nos motiva ainda mais a desenvolver projetos em nossas paróquias. É muito gratificante participar deste momento e nos conscientizar sobre as necessidades da nossa gente. É uma oportunidade de aproximar ainda mais igreja e a comunidade”, destacou.

Durante o período da campanha todas paróquias, comunidades, movimentos e pastorais são incentivados a ver, analisar e criar ações que levem os fiéis a se comprometerem com participação cidadã nas Políticas Públicas por meio de gestos locais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.