Estado Maior

Antecipação e recuo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

O secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, afirmou a um programa de televisão no fim de semana que o governador Flávio Dino (PCdoB) apenas brincou ao assegurar pré-candidatura à Presidência da República, quando fez referência ao tema no mês passado. A disputa do próximo pleito ocorrerá somente em 2022.
“O governador falou isso em tom de brincadeira. O foco é governar novamente o Maranhão, de uma forma ainda melhor do que foi feita no primeiro governo. Falar sobre isso [disputa presidencial de 2022] agora é uma precipitação sem tamanho”, enfatizou.
Dino havia lançado o seu nome à disputa, no dia 22 de fevereiro, durante uma plenária extraordinária do PCdoB.
“Estou me preparando para 2022. Vocês nem notaram, já estou até com cinco quilos a menos. Vamos enfrentar o laranjal e a turma do mal”, anunciou, sem reservas, o comunista.
Ele reforçou o objetivo em seguida: “Eu adoro uma eleição, estou doido para disputar mais uma, essa em especial. A gente quer plantar a coisa certa para colher a coisa certa”.
Além da declaração direta, o comunista tem feito das críticas no twitter ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) a sua rotina diária. São tentativas reiteradas de se inserir no cenário nacional.
O alerta de Tavares e o recuo, agora, diante da grave crise financeira, econômica e institucional do Governo do Maranhão, com queda brusca nos indicadores sociais e fiscais, desempenho pífio em áreas como a Saúde e a bagagem de ter ampliado a extrema pobreza no Maranhão, mostram que Dino, se quiser disputar mesmo a eleição presidencial, terá primeiro de arrumar a casa.
Há, aliás, muito trabalho a ser feito.
Afinal, não vai dar para sustentar uma eventual campanha dessa magnitude com discurso vazio em rede social.

Progresso
A atuação da bancada maranhense no Congresso foi, de fato, decisiva para a visita do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, ao estado.
Ele vistoriou trecho da obra de duplicação da BR-135 entregue no ano passado, mas que já enfrenta graves problemas estruturais, e assegurou compromisso na busca de soluções.
O próprio ministro fez questão de enfatizar o trabalho dos parlamentares e destacou o tema como uma das prioridades do presidente Jair Bolsonaro no Maranhão.

Abandono
É caótica a situação do município de Paço do Lumiar, administrado pelo comunista Domingos Dutra (PCdoB).
Sem qualquer serviço de manutenção, recapeamento, recuperação ou drenagem de algumas das principais vias do município, a população sofre com o acúmulo de buracos, lama e prejuízos à trafegabilidade.
Os bairros Cidade Verde e Vila do Povo, por exemplo, estão em completo abandono. Não há qualquer ação efetiva do Município nas comunidades. Um atraso.

Paz em Casa
O Poder Judiciário promove em todo o país, de hoje a sexta-feira, a 13ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. A iniciativa integra a Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
No período, magistrados vão concentrar esforços para impulsionar e julgar processos que envolvam casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres.
No Maranhão, o evento é coordenado pela Cemulher/TJMA, presidida pela desembargadora Angela Salazar.

Audiências
Nas 12 edições da Semana da Justiça pela Paz em Casa realizadas até aqui no Maranhão, foram contabilizadas mais de 4 mil audiências, 3,5 mil sentenças e mais de 5 mil despachos expedidos.
Isso graças ao empenho dos magistrados e servidores, que concentram esforços para impulsionar e julgar processos que envolvam casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres.
No Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís, será realizado um mutirão de julgamento na 1ª Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Crise
Enquanto analisa a proposta do governador Flávio Dino para assumir pasta no Governo do Estado, o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, vive forte crise administrativa.
Sem conseguir repetir o desempenho de sua primeira gestão no município e com forte rejeição popular, o prefeito não consegue assegurar serviços básicos em Ribamar.
Por isso a precariedade de ruas e avenidas, a falta de materiais nas unidades de saúde e os numerosos protestos da população.

DE OLHO
R$ 3,5 milhões
é o valor
que pode ter sido desviado do Incra e que é alvo de investigação de uma ação que tramita na Justiça Federal.

Repercussão
Deve repercutir hoje na Assembleia Legislativa a confusão sem tamanho provocada pelo deputado estadual Fábio Macedo (PDT) no Piauí.
Conduzido pela polícia após agredir músicos de uma banda, ele ameaçou policiais de morte e arrogou riqueza e poder político no Maranhão.
Uma postura lamentável, que envergonha a classe política e o eleitorado maranhense.

E MAIS

• Todos os prefeitos de municípios que integram a Ilha de São Luís são aliados do governador Flávio Dino. E todos os municípios parecem abandonados pelas respectivas gestões.

• Turistas reclamam da falta de banheiros públicos ao longo da Avenida Litorânea. Só há banheiros em bares, restaurantes e numa antiga instalação na área do parquinho, já em completa inadequação.

• O Detran costuma cobrar taxa de cerca de R$ 30,00 para as consultas ao Renach e prontuário de condutor na ocasião de processos de renovação de CNH ou aquisição de definitiva, por exemplo. O serviço, contudo, é disponível de forma gratuita na internet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.