Estado Econômico

Senac realizará reunião do Núcleo Corporativo

Anualmente, o Senac realiza três reuniões, divididas em Norte-Centro Oeste, Nordeste e Sul-Sudeste

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(senac)

O diretor regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, embarca neste fim de semana para participar da I Reunião do Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Senac - Região Nordeste 2019, a ser realizada no Hotel Deville Prime Salvador, na capital baiana.
O evento acontece nos dias 11 e 12 e vai contar com a participação do diretor geral do Senac, Sidney Cunha, e sua equipe técnica, além dos diretores regionais do Senac no estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Espírito Santo.
Na ocasião, serão apresentados assuntos como: Resultados do Comitê Gestor de Sustentabilidade, Novas Diretrizes do Ensino Superior, Fóruns Setoriais e Implantação dos itinerários formativos, Plano Nacional de Investimentos e Implantação piloto do Sistema Integrado de Gestão, Planos Diretores de Moda e Beleza, Saúde, Comércio e TI, e Gastronomia.
Além dos assuntos citados, serão realizados encontros técnicos nas áreas de Planejamento, Tecnologia da Informação, e Administrativo-financeira. Outras ações também serão discutidas na reunião, como a realização de festivais gastronômicos interregionais, criação do Observatório de Gastronomia e Visitas Técnicas.
Anualmente, o Senac realiza três reuniões com os Núcleos de Desenvolvimento Corporativo, divididas em Norte-Centro Oeste, Nordeste e Sul-Sudeste.
O diretor regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, retorna a São Luís na quarta-feira, 13.

Sem contêiner no Itaqui

Enquanto os portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio Grande (RS) e Portonave (SC) comemoram aumento na movimentação de contêiner, relativo ao ano de 2018, o Itaqui, em São Luís, administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) continua a ver navios, mas não nesse segmento.
No fim do ano passado, a Emap chegou a anunciar um acordo que poderia determinar a retomada da movimentação de contêiner no Porto do Itaqui. Mas por enquanto nada de concreto.

Contribuições sindicais

A Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Conacate) ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6092 no STF) para questionar a Medida Provisória (MP) 873/2019, na parte em que revoga a possibilidade de servidor público autorizar o desconto da contribuição sindical na folha de pagamento.
A norma em questão, assinada em 1º de março pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, autoriza o recolhimento apenas por meio de boleto, fato que tem gerado protestos, principalmente por entidades sindicais.

Agricultura familiar

A agricultura familiar em Imperatriz vem sendo fomentada por meio de investimentos em projetos, doação de sementes e visitas técnicas de apoio ao pequeno produtor rural do município.
Com as ações realizadas pela Prefeitura de Imperatriz, os produtos são comprados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), beneficiando agricultores da região.

Exemplo para Flávio Dino

Enquanto Flávio Dino (que já pensa em 2022, com pretensão ao Planalto) perde a maior parte do tempo em redes sociais criticando falas e medidas adotadas pelo governo Bolsonaro, outros, como o governador paulista João Doria, buscam investimentos.
Ao contrário de Dino, que aumentou o ICMS, João Doria anunciou a redução de até 25% desse tributo para montadoras que investirem pelo menos R$ 1 bilhão naquele estado. Isso sim é pensar em política pública voltada para e emprego e renda.

Intenção de Consumo

De acordo com a pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou 113,9 pontos no mês de fevereiro, em São Luís, se mantendo na trajetória ascendente com aceleração de +3,9% em relação ao mês anterior e de +15,7% na comparação com igual período de 2018.

Frase

“Nós estamos apelando para o espírito patriótico dos parlamentares, pois, se continuar sem reformas, a tendência nossa é chegar à beira do caos e não queremos isso”

Jair Bolsonaro
Presidente da República

Varejo

Aumento do preço do gás
Depois da gasolina e do diesel, mais um aumento para o consumidor. A Nacional Gás Distribuidora anuncia para este sábado, 9, a elevação de R$ 1,50 no preço do gás de cozinha, botijão de 13 kg. Segundo a empresa, o aumento é imprescindível para continuar garantindo a segurança e qualidade da prestação de serviços.

Homens x mulheres
A desigualdade de remuneração no mercado de trabalho entre mulheres e homens tem caído nos últimos anos, aponta o Relatório Anual de Informações Sociais (Rais) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Entre 2013 e 2017, o salário médio das mulheres cresceu 4,4%, enquanto o dos homens teve alta de 0,9% no período. Com isso, elas passaram a receber, em média, 85,1% dos salários deles em 2017 - em 2013, este número era de 82,3%.

Malha fina
Começou a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda e o medo dos contribuintes de caírem na malha fina. "O contribuinte deve se preocupar em não cair na malha fina, pois se refere ao processo de verificação de inconsistências. Assim, caso a Receita perceba que alguma informação está errada, separa a declaração para uma análise mais apurada. E, caso perceba erros, chama o contribuinte para ajustes ou até mesmo inicia investigações”, explica o diretor da Confirp Contabilidade Richard Domingos.

Rally da Safra 2019
No período de 11 a 17, a expedição privada Rally da Safra 2019 terá no roteiro a avaliação de lavouras de soja nas regiões do Oeste da Bahia, Sul do Piauí, Maranhão (Balsas) e Tocantins. O objetivo é avaliar potencial produtivo das lavouras, percentual de transgênicos, características físicas e nutricionais da soja, níveis de fertilidade do solo, presença de pragas, doenças e plantas daninhas, entre outros dados, além de entrevistar produtores das regiões visitadas.

Zoneamento Ecológico-Econômico
O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) foi um dos temas da 1ª reunião do ano do Conselho Temático de Meio Ambiente da Fiema , presidido pelo vice-presidente da entidade, Benedito Mendes. O conselho atua no aperfeiçoamento da legislação ambiental, estimula práticas de conservação e uso eficiente dos recursos naturais e formula diretrizes e estratégias para subsidiar o processo decisório e o posicionamento da Fiema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.