Festança

Mais de 100 mil pessoas devem se divertir no Lava-Pratos, em Ribamar

Um dos maiores carnavais fora de época da Grande Ilha está programado para acontecer neste fim de semana, na cidade balneária

Emmanuel Menezes / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Em 2018, o Lava-Pratos de 2018 bateu recorde de público, com 100 mil pessoas nos dois dias de festas
Em 2018, o Lava-Pratos de 2018 bateu recorde de público, com 100 mil pessoas nos dois dias de festas (Lava-Pratos 2018)

O Carnaval acabou, mas as festas não. Ainda seguindo a onda e prometendo lavar toda a louça suja do reinado momesco, o tradicional Lava-Pratos ocorre neste sábado (9) e domingo (10), encerrando as festividades carnavalescas no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla de São José de Ribamar.

A edição de número 73 já se tornou uma festa popular. Prometendo agitar os foliões dos mais variados destinos turísticos, que decidiram esticar um pouco mais a folia tendo como ápice, o município ribamarense. Serão dez bandas se apresentando para garantir a diversão do Lava-Pratos, que começa a partir das 20h do sábado (9), com a banda Scorpions, Rayanne Passos e Banda e, fechando a noite, com a Banda Energia. Já no domingo, a folia tem início às 13h, e entre as sete atrações a voz marcante da cantora maranhense Flávia Bittencourt e a trupe do Bicho Terra, seguida de show da banda Reprise.

O prefeito da cidade, Luis Fernando Silva, reitera que o Lava-Pratos não apenas encerra o Carnaval, mas já se tornou uma das maiores festas da cidade. “São José de Ribamar vai certamente marcar mais uma grande edição de um dos maiores carnavais fora de época do país. Montamos, assim como foi no Carnaval, uma grande estrutura que compreende desde a organização do trânsito até a segurança dos foliões e atendimento da saúde”, garantiu o prefeito.

Em 2018, o Lava-Pratos teve a sua maior edição, batendo recorde de público. Foram mais de 100 mil pessoas que passaram pelo local nos dois dias de festa, curtindo, inclusive, a escola de samba paulista Acadêmicos do Tatuapé.

Segurança
Na área da segurança, o esquema montado vai contar com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, além de segurança privada. Motos, veículos, quadriciclos e até lancha do Corpo de Bombeiros serão utilizados para reforçar o patrulhamento em terra e no mar.

Barreiras de segurança também serão montadas para o disciplinamento do trânsito, que vai sofrer modificação em razão do trecho que compreende a entrada cidade, até a extensão da orla. O objetivo é dar tranquilidade para os foliões que seguirão a pé o percurso até os dois principais palcos montados. Todas as vias de acesso de São Luís para lá serão monitoradas, seja pela Maioba, Retorno da Forquilha ou Paço do Lumiar.

O hospital municipal também vai funcionar em regime de emergência, além de ambulâncias para o atendimento e deslocamento. Campanhas educativas de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis bem como distribuição de preservativos, também serão realizados ao longo dos dois dias de evento.

PROGRAMAÇÃO

9/03 - sábado
20h - Banda Scorpions
22h - Rayanne Passos e Banda
0h - Banda Energia
10/03 - domingo
13h30 - Dudu N’Gandaya
14h30 - Samba de Boa
15h30 - Banda Regional Fênix
16h30 - Gargamel
18h - Flávia Bittencourt
20h - Bicho Terra
21h30 - Banda Reprise

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.