Celebração

Dia Internacional da Mulher marcado por homenagens e comemorações

Empresas, órgãos e instituições realizam programação especial dedicada à data; no roteiro, café da manhã, dia de beleza, atividades culturais, cursos, palestras e até happy hour

MONALISA BENAVENUTO E EMMANUEL MENEZES, DE O ESTADO DO MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Funcionárias da Cemar celebraram data com animação do Bicho Terra
Funcionárias da Cemar celebraram data com animação do Bicho Terra

SÃO LUÍS - O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), foi marcado por atividades e homenagens dedicadas às mulheres em empresas e órgãos públicos da capital. Café da manhã, dia de beleza, atividades culturais, cursos, workshops, debates, palestras, distribuição de brindes e até happy hour foram realizados em comemoração à data. Para que todas pudessem aproveitar as homenagens. Algumas ações se estendem neste sábado (9) e domingo (10).

As colaboradoras do Grupo Mirante foram presenteadas com um delicioso café da manhã, com direito a mimos da Brownie Club e Natura. O objetivo das homenagens era ressaltar o papel feminino na empresa, como contou a gerente de Recursos Humanos do grupo, Danielle Beckman.

“Para nós, é sempre importante celebrar Dia Internacional da Mulher, principalmente diante dos últimos acontecimentos que temos visto. Buscamos sempre trabalhar no empoderamento da mulher, que, cada vez mais, tem exercido papel de liderança nas grandes empresas, como no Grupo Mirante, e esperamos que esta estatística siga crescendo. E para incentivar isto, nada mais justo que comemorar esta data, então preparamos um café acompanhado de brownie, para adoçar a vida de cada uma”, ressaltou a gerente.

Para tornar o dia ainda mais especial e deixar as homenageadas ainda mais belas, a Natura esteve presente na festa e proporcionou um espaço de maquiagens e perfumaria para as funcionárias do Grupo Mirante, para ressaltar a beleza e autoestima, como contou a gerente regional de relacionamento da Natura, Letícia Pimenta.

“Nós vivemos a nossa beleza viva e esse é o convite da natura para todas as nossas queridas e funcionárias do Grupo Mirante, para que se sintam muito bem consigo mesmas, até porque nós vendemos autoestima, vendemos produtos que destaca a beleza que há em cada uma de nós. Hoje é um dia maravilhoso e destaca o nosso objetivo, que é transformar esta cadeia de mulheres empoderadas para que vivam a sua beleza viva, e independente de limites, formas e qualquer outra coisa, desperte sempre amor-próprio, e para isso, disponibilizamos produtos da nossa linha de maquiagem e perfumaria ficarem ainda mais maravilhosas”, destacou.

Alegria e empoderamento

Algumas empresas da capital decidiram focar suas programações na saúde e beleza da mulher. Com o tema “Mulher, energia que transforma”, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) realizou uma programação especial para este dia, celebrado em todo o mundo para reconhecer as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres.

Na manhã de sexta-feira, o quadro de colaboradoras da Companhia participou de atividades, incluindo um bate-papo com o tema “Organize seu dia a dia”, com a personal organizer Luciana Lins, e também tiveram uma manhã de tratos estéticos, envolvendo embelezamento capilar e cuidado com as unhas.

“É muito gratificante participar desses momentos promovidos pela empresa. Eu me senti muito feliz por ser lembrada e pela valorização da mulher pelo seu esforço e dedicação diários”, disse Carla Aline, analista administrativa da Cemar.

A Gerente de Gente e Gestão da Cemar, Ana Carolina Reis, reforçou que a empresa realiza eventos praticamente em todas as datas comemorativas, como forma de integração e reconhecimento das pessoas homenageadas naquela data. “A gente vive uma era de empoderamento feminino. É muito importante a gente reconhecer esse momento que a mulher tem vivido, inclusive, mudando um pouco a forma como reconhecemos. Antes, fazíamos coisas apenas voltadas à beleza. Hoje, buscamos lembrar do planejamento e trabalho, lugares em que as mulheres também tem posto de destaque”, destaca a gerente.

O dia se encerrou com um coffe break e um bailinho especial de Carnaval fora de época, que contou com a animação do Bicho Terra. Na segunda-feira (11), uma palestra será realizada na Companhia, trazendo informações sobre segurança em tentativas de importunação sexual.

Nem calada, nem morta

Na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE-MA), na Praia Grande, a palavra de ordem foi seguridade. Com o tema “Nem calada, nem morta: um grito contra a violência”, o órgão iniciou uma série de atividades – que se encerram neste sábado (9) – em prol do combate à violência contra a mulher. Na manhã de sexta-feira, a abertura do evento foi marcada pelas apresentações culturais de mulheres, que ressaltaram o papel feminino na cultura maranhense, com destaque para as danças folclóricas, culinária, artesanato e costumes do estado.

Neste sábado (9), a instituição segue promovendo palestras sobre saúde da mulher, treinamento voltado ao acolhimento à mulher em situação de vulnerabilidade e atendimento jurídico com a unidade móvel da Defensoria da Mulher, no Hospital da Mulher – dedicado às mulheres em atendimento no hospital e integrantes da comunidade da área do Itaqui-Bacanga.

Para a defensora pública e titular do Núcleo de Defesa da Mulher e População LGBT, Lindevania Martins, a ação é fundamental diante da realidade enfrentada pela classe feminina do estado. “Esse evento é um grito de ordem ao respeito. Essa data é marcada pela reflexão daquilo que já conquistamos e do que ainda lutamos para conseguir”, diz a defensora.

Serviços de beleza ofertados no Shopping São Luís

Espaço montado para a ação ficou lotado no interior do shopping
Espaço montado para a ação ficou lotado no interior do shopping

O São Luís Shopping transformou a sua praça de eventos em um verdadeiro ponto de embelezamento. E sabe o melhor? Todos os 12 serviços oferecidos são gratuitos. A ação é uma parceria com a loja IAP, especializada em produtos de beleza. “Nós estamos felizes em ter a oportunidade de trazer esse evento para o São Luís Shopping. Nosso objetivo é trazer para as mulheres um momento único nesse dia de comemoração e reflexão. São vários serviços de beleza que recebe mulheres lindas e fazem elas saírem daqui ainda mais lindas”, ressaltou Andrea Campelo, gerente de marketing da loja.

Dentre os serviços oferecidos, corte de cabelo, maquiagem, esmaltação, finalização de cabelos cacheados, penteados, revitalização das mãos, higienização da pele e aplicação de máscaras faciais. A programação de serviços se estende no sábado (9) e domingo (10), até as 20h.

Além do chá de embelezamento, workshops estão sendo ministrados no local. Assuntos como restauração capilar, técnicas de finalização e de maquiagem são os principais. “O São Luís Shopping se preocupa em estar presente nesses momentos de comemoração. Visto o sucesso e boa recepção do evento no dia 8, pretendemos tornar esse tipo de ação, com serviços gratuitos para quem passa no shopping, mais recorrente”, afirmou Igor Quartin, gerente de marketing do São Luís Shopping.

Outra iniciativa do shopping é a apresentação apenas de bandas com cantoras durante todo o mês de março, para dar um charme especial à sonoridade ofertada aos clientes que buscarem aproveitar um bom momento na praça de alimentação do segundo piso. Entre as artistas confirmadas, Gabriella Marques e Musique, Adriana Bosaipo, Sara Meireles, Ana Neri e Tassia Campos.

Dia Internacional da Mulher 2019

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.