CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Sem Castelinho, lançamento da CF será em novo espaço

Com o desabamento de teto do ginásio, evento será neste sábado, 9, no Multicenter Sebrae

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

O desabamento do teto do Ginásio Georgiana Pflueger, o Castelinho, localizado no Outeiro da Cruz, gerou apreensão para quem estaria no local nos próximos dias, em grandes programações, como será o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano. O evento da Igreja Católica, que acontece anualmente em todo o país, seria realizado em São Luís no sábado (9), e mais uma vez, no ginásio. Agora, após a ocorrência, a Arquidiocese de São Luís teve de mudar o local, e a celebração acontecerá no Multicenter Sebrae, na mesma data, a partir das 14h30, e contará com a presença de caravanas de vários municípios.

O Ginásio Castelinho, com quase 40 anos, teve o teto destruído na quarta-feira (6), após chuva torrencial que atingiu a capital maranhense durante a tarde, e era espaço adotado pela Arquidiocese da cidade para realização da CF há muitos anos, por ser um ambiente coberto, com capacidade para comportar milhares de pessoas, mas que cedeu ao descaso por parte do poder público, que não vinha realizando os reparos necessários para garantir pleno funcionamento e a integridade da estrutura da construção, palco preferencial não só dos lançamentos das CFs em São Luís, mas de tantos outros eventos importantes.

A Arquidiocese de São Luís já vinha anunciando o evento, que seria realizado no Ginásio Castelinho, há mais de um mês, o que, com o incidente, que não deixou vítimas por não haver pessoas no local no momento do desabamento, gerou apreensão a quem estava preparando a celebração especial de abertura da campanha, que neste ano entorna o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, e mais custos para manter a programação em data preestabelecida, só que em outro local, agora no Multicenter Sebrae, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Cohafuma.

“Mudar o local de um evento que tem data preestabelecida sempre gera alguns custos. Porém, temos tido o apoio de
instituições, continuamos encaminhando ofícios para outros órgãos pedindo parceria e já conseguimos, inclusive, um novo espaço”, contou a coordenadora de eventos da Arquidiocese de São Luís, Dory Lima, que considerou a eventualidade com o
ginásio como um livramento, já que caso o incidente viesse a acontecer no sábado, por exemplo, deixaria muitas vítimas.

“Mas acreditamos que há males que vêm para o bem. Mesmo após um momento de apreensão por imaginar o que poderia ter sido caso o incidente tivesse se dado no dia em que estaríamos lá, no sábado, vemos o desabamento do teto do Ginásio Castelinho como um livramento, pois tudo o que Deus faz é bom”, finalizou Lima. “Lamentamos pelo ocorrido, mas confiamos nos desígnios do nosso bom Deus”, completou o coordenador arquidiocesano de campanhas, Delso de Jesus.

Em nota divulgada ainda na tarde da Quarta-feira de Cinzas (6), quando ocorreu o desabamento, a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral em São Luís divulgou nota lamentando o ocorrido e disse, ainda, que “os danos materiais poderão ser superados”.

Programação
A programação de abertura da Campanha da Fraternidade em São Luís continua no mesmo horário e dia previstos, agora a acontecer no Multicenter Sebrae, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro do Cohafuma. Terá início a partir das 14h30 deste sábado, 9. A CF deste ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.

A cerimônia, que terá a celebração de missa solene, às 17h, será um momento de reflexão para lembrar e discutir não só o que trata a campanha deste ano, que sempre tem em voga um tema atual, mas com o objetivo, também, de reunir os cristãos por um bem maior a todos, como pressupõe a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arquidiocese de São Luís, definidores do evento.

CRONOGRAMA

Dia 9, lançamento
Início às 14h30
Missa solene às 17h
Local: Multicenter Sebrae

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.