Dia Internacional da Mulher

Para tratar a endometriose e ter mais saúde e qualidade de vida

A Organização Mundial da Saúde aponta 7 milhões de brasileiras convivendo com a doença, cujo principal sintoma são as cólicas antes e durante o período menstrual, também comum e mais intensa no início da puberdade

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Cólicas são os principais sintomas da endometriose
Cólicas são os principais sintomas da endometriose (endometriose)

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher, e junto a isso março é o Mês de Conscientização da Endometriose. Aproveitando as datas, é importante chamar atenção para os cuidados com a saúde da mulher, em especial aquelas que estão na adolescência e início da vida adulta. Durante esse período, meninas e mulheres enfrentam diversas mudanças no corpo e personalidade, o que pode mascarar os sintomas de uma velha conhecida dos ginecologistas: a endometriose.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 7 milhões de brasileiras convivem com a doença, cujo principal sintoma são as cólicas antes e durante o período menstrual, também comum e mais intensa no início da puberdade.
“É muito comum ouvir dizer que é normal ter cólicas. Isso não está errado, mas qualquer desconforto incapacitante ou que venha acompanhado de outros sintomas, como o sangramento em excesso, dificuldade para evacuar e dor pélvica, inclusive durante a relação sexual, precisa ser investigado. Essa falta de investigação faz com que mulheres levem até 5 anos para serem diagnosticadas com a endometriose”, comenta o médico Eduardo Schorr, docente e coordenador do setor de Endometriose do Departamento de Ginecologia da Unifesp.

A relação de normalidade en­tre o período menstrual e as cólicas pode ser indicada como um motivo para 53% das brasileiras desconhecerem a doença, conforme aponta uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), em parceria com a Bayer.

Mas o que é a endometriose?
O útero da mulher é revestido internamente por uma espécie de película chamada endométrio, que, quando a mulher engravida, é responsável por aderir e segurar o óvulo fecundado. Durante o período menstrual, o endométrio é renovado e descama, sendo expulso do corpo em forma de menstruação.

A paciente com endometrio­se apresenta endométrio fora da parte interna do útero, ou seja, essa película reveste também outras estruturas, como por exemplo, os ovários. Em casos graves, o endométrio pode aderir inclusive a outros órgãos, como a bexiga e o intestino. O que causa a dor extrema característica da endometriose é que, assim como o endométrio, essas aderências também descamam durante o período menstrual, mas não são liberadas do organismo e se depositam na região abdominal, cau­sando inflamação.

Por se manifestar de diversas maneiras, cada quadro de endometriose deve ser estudado de forma individual para definir a melhor linha de tratamento. Embora a doença não tenha cura, é possível controlá-la. Para isso, é imprescindível realizar exames e visitas periódicas ao ginecologista para acompanhar a progressão da doença e a efetividade do tratamento.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.