Gasoduto

ANP abre debate para construir gasoduto Bolívia-Brasil

Chamada pública é necessária, diante do vencimento do atual contrato de serviço

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

RIO DE JANEIRO - A agência reguladora do setor de petróleo e gás ANP publicou ontem a minuta do edital da chamada pública para a contratação da capacidade de transporte no Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), além das minutas dos contratos de prestação de serviço de transporte, bem como o modelo de cálculo tarifário. Os documentos ficarão em consulta pública até 4 de abril, e uma audiência pública sobre o tema ocorrerá no dia 10 do próximo mês.
A chamada pública é necessária, diante da proximidade do vencimento do atual contrato de serviço de transporte firme de gás natural do gasoduto, assinado em 1999, entre Petrobras e a TBG, marcado para 31 de dezembro de 2019 - a TBG tem como sócios a Petrobras Logística (majoritária) e uma subsidiária da boliviana YPFB.
“Após a consulta e audiência públicas, a ANP irá avaliar as contribuições recebidas e, uma vez aprovado o edital pela agência, a TBG realizará, de forma indireta, a chamada pública para contratação da capacidade”, disse a ANP em nota ontem.
Com a medida, a Petrobras poderá deixar de ser a única importadora a utilizar o Gasbol, conforme já esperado pelo mercado. A petroleira estatal vem reduzindo sua participação no mercado de distribuição de gás, vendendo ativos e abrindo espaço para novos competidores.
O atual contrato firme, pontuou anteriormente a ANP, refere-se a uma capacidade de 18,08 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.
A ANP destacou que a chamada pública da TBG será o primeiro passo no processo de implantação do regime de reserva de capacidade no Brasil (por entradas e saídas), a ser conduzido pela autarquia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.