Acabou a festa

Cuide da saúde após o Carnaval

Passou da linha durante a folia de Momo? Não se preocupe, dá para recuperar! Confira aqui as dicas necessárias para recuperar a saúde e a disposição após o Carnaval; depois de toda a curtição, a realidade do dia a dia também volta com tudo

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

[e-s001]São Paulo - O Carnaval passou, mas os dias intensos de folia - para quem é adepto dela - deixam rastros nos corpos das foliões. As horas enfrentando o calor das ruas, pulando e dançando ao som das marchinhas, dos frevos ou até mesmo das bandas mais contemporâneas podem acarretar em cansaço físico, além de desidratação.
Para recuperar a saúde do cor­po, ao final do período de folia de momo, é preciso ter uma atenção especial com alimentação, descanso e até mesmo com massagens relaxantes - que podem ser um benefício valioso para a regeneração corporal. Para ajudar você, trouxemos dicas importantes com atitudes que você pode tomar para cuidar do corpo após o carnaval. Confira:

1 - Evite álcool

Se você é adepto das bebidas alcoólicas, já deve tê-las consumido durante o carnaval. Agora, é momento de evitar a bebedeira e deixar o fígado e os rins se recuperarem da “filtragem” das impurezas dos drinques.

2 - Hidrate-se

O que você perdeu de água durante o carnaval não foi pouco. O suor durante a folia, principalmente se você optou por brincar na rua, fez com que a reserva líquida do seu corpo reduzisse em grande quantidade. Agora, se você quiser repor suas energias, deve hidratar-se. Beba água e sucos de várias frutas. Além de hidratação, você vai garantir reposição de nutrientes.

3 - Evitar gorduras

Tudo o que deveria ser comido de forma irregular você também, provavelmente, consumiu durante o carnaval. Coxinha, empadas, espetinhos (de rua, daquelas com a gordura pingando), salsichões, entre outros salgados deliciosos que matam aquela fome repentina, estiveram no seu cardá­pio, não é mesmo? Dê um tempo dessas coisas agora.

[e-s001] 4 - Reponha os nutrientes

Verduras, legumes, frutas, feijão, arroz, carnes magras, cereais integrais entre outros, devem voltar com força ao seu cardápio diário. Coma bem para repor todos os nutrientes e fibras perdidos durante os dias de muita curtição no carnaval. Aproveite esse momento para começar seu “projeto fitness” do ano.

5 - Hidrate a pele

Mesmo com o uso do protetor solar durante o carnaval, é normal que a pele fique ressecada com o excesso de sol tomado durante a folia. Por isso, aposte em bons cremes hidratantes. Eles poderão recuperar sua pele e devolver a maciez e suavidade dela - além de ajudar naquelas “queimaduras” de sol. Dica: coloque o pote na geladeira, você vai ter uma refrescância maior quando aplicar sobre a pele.

6 - Fuso horário em dia

Dormir é uma das atividades fisiológicas mais importantes, principalmente se o assunto for recarregar baterias. O sono repara o cansaço e revigora o corpo para a volta das atividades profissionais ou escolares. Quem dormiu pouco por causa das festas do Carnaval ou quem aproveitou o feriado para pôr o sono em dia deve voltar a seguir horários mais rígidos para dormir. Por mais que você esteja sem sono, desligue-se de tudo e vá para a cama na hora habitual. Feche as cortinas, leia um livro, folheie uma revista até o sono aparecer. Deixe os aparelhos eletrônicos fora do quarto.

7 - Pratique esportes

Depois de descansar o corpo, tenha coragem e retome a atividade física. A prática regular estimula a sensação de bem-estar e prazer, essenciais para tornar a volta ao trabalho mais empolgante.

8 - Exageros são lembranças

Comeu demais? Bebeu todas? Manter a rotina alimentar é realmente difícil em feriados e festas, mas agora a regra é reincorporar os hábitos saudáveis. Prefira os alimentos integrais, as carnes magras e brancas, e as frutas e os vegetais. Alimente-se de três em três horas e reforce a hidratação para abreviar a ressaca.

9 - Cuide dos pés

Depois de dias de samba e folia, os pés merecem atenção especial. Escolha um momento para relaxar, e faça um escalda-pés com água morna e sal grosso. Depois, massageie suavemente a região e finalize com uma hidratação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.