Editorial

Saúde melhor, mas ainda precisando de cuidados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

O Boletim Econômico da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp) constatou crescimento do setor saúde em 2018, por meio da análise de dados estatísticos oficiais, e apontou que o funcionamento do sistema de saúde é ineficiente por falta de maior integração entre os setores público e privado.

Segundo os dados do documento, que trabalha um balanço do setor, no ano passado houve aumento no número de estabelecimentos de saúde, um sensível crescimento na percentagem de beneficiários de planos de saúde, aumento de empregos no segmento e um considerável aumento de 26% na arrecadação do ICMS em produtos relacionados ao setor saúde.

Houve aumento de 0,4% no número de beneficiários de planos de saúde no país e de 0,3% no estado de São Paulo, no acumulado de janeiro a setembro de 2018, em relação ao mesmo período de 2017, último dado disponibilizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A arrecadação de Imposto de Circulação de Mercadorias (ICMS) em produtos relacionados ao setor da saúde cresceu 26% no acumulado de janeiro a outubro de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017, de acordo com dados mais recentes disponibilizados pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

No acumulado de janeiro a dezembro de 2018, o número de estabelecimentos de saúde no Brasil também cresceu 5,8%. No total, surgiram 18.194 novos estabelecimentos em relação ao mesmo período de 2017, destacando-se a abertura de 2.328 consultórios no Brasil e 278 unidades de empresas dedicadas à prestação de serviços de apoio de diagnose e terapia.

No Brasil e em São Paulo - no acumulado de janeiro a dezembro de 2018 - segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, houve abertura de 82.707 vagas nas atividades do setor de hospitais, clínicas e laboratórios no Brasil, totalizando o contingente de 2.234.940 trabalhadores.

Entre as atividades, destaca-se a criação de 32.611 postos de trabalho na atividade “atendimento hospitalar” e também a geração de 17.693 vagas de trabalho na atividade “médica ambulatorial”, no período em questão, em relação a dezembro de 2017.

Nesse cenário, o estado de São Paulo registrou, em dezembro de 2018, o contingente de 735.260 trabalhadores no setor de hospitais, clínicas e laboratórios. No acumulado do ano, o setor gerou 24.085 vagas no Estado, destacando-se a geração de 7.607 postos na atividade “atendimento hospitalar”. Detalhe é que o Estado de São Paulo emprega 33% do contingente de trabalhadores alocados no setor no país.

Que esse cenário continue promissor e que a saúde seja uma área onde só bons sejam colhidos. Além disso, que essa melhora se reflita no bom atendimento ao cidadão. A população, como um todo, com certeza, agradecerá.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.