CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Campanha da Fraternidade abordará políticas públicas

Em São Luís, lançamento da campanha será no próximo dia 9, com missa, no Ginásio Georgiana Pflueger; o tema deste ano é “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
O bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Esmeraldo Barreto fala sobre reflexão
O bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Esmeraldo Barreto fala sobre reflexão (Esmeraldo)

SÃO LUÍS – A Quarta-Feira de Cinzas marca um dos períodos mais importantes para a Igreja Católica, a Quaresma. A data também abre as ações da Campanha da Fraternidade, vivida pela Igreja no Brasil durante o período quaresmal. A atividade, que acontece desde 1964, quer chamar a atenção da sociedade para problemas que afetam os brasileiros, buscando caminhos de superação para essas adversidades. Neste ano, as reflexões giram em torno do tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, e lema, “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.

Lançamento
O lançamento da Campanha da Fraternidade 2019, na Arquidiocese de São Luís, ocorre, como de costume, no Ginásio Georgiana Pflueger - Castelinho, no sábado 9 de março, com concentração a partir das 14h30. A santa missa, às 17h, será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva, e reunirá, padres e diáconos, religiosos e religiosas, autoridades e o povo de Deus. A celebração marca a abertura oficial da CF 2019 na Igreja de São Luís.

De acordo com a Arquidiocese de São Luís, o objetivo da campanha deste ano é “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”. Ainda, segundo o documento base, “refletir sobre Políticas Públicas é importante para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de se aprimorar sua fiscalização”.

Reflexão
O bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Esmeraldo Barreto, explica que, “em preparação à Páscoa de Jesus, a Quaresma é oportunidade singular para aprofundarmos a vivência da fé em Jesus Cristo que implica a vivência do amor às pessoas, considerando também as realidades em que vivem. Em nossa cidade, município, estado e em nosso país, há problemas que são gritantes aos quais não podemos ficar indiferentes!”, e acrescenta: “tratar desse tema como Campanha da Fraternidade não atrapalha em nada a Quaresma. Ao contrário, é uma forma de vivenciar a espiritualidade quaresmal. Se o levarmos a sério, será uma grande oportunidade para que questões tão relevantes não fiquem reservadas aos gabinetes do poder legislativo, executivo ou judiciário. Poderemos assumir gestos que marcarão a vida da nossa rua, da comunidade, do bairro, do município, da região metropolitana e da área continental também”. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.